Hemopa informa funcionamento de final de semana e destaca parcerias voluntárias

Serviço funcionará nos municípios de Belém, Capanema, Tucuruí e Santarém, com a intenção de facilitar a doação de sangue para o público interessado

Com o intuito de manter o estoque técnico de sangue na hemorrede estadual, a Fundação Hemopa informa o funcionamento de coleta de sangue, neste final de semana, 25 e 26, em Belém, Capanema, Tucuruí e Santarém. A intenção do serviço é facilitar a doação de sangue para quem não consegue realizar o ato solidário em dias úteis.

A Fundação Hemopa ressalta, no entanto, que o atendimento transfusional é ininterrupto na hemorrede estadual.

Confira a programação e horários desse fim de semana

Sábado (25)

Belém- Na sede do Hemopa e na unidade de coleta Castanheira, o serviço será normal de 7h30 às 17h, em parceria com instituições públicas, privadas,ONG´s, Associações.

Hemorrede

O Hemocentro Regional de Santarém estará aberto para coleta de sangue, das 7h às 13h.

O Hemonúcleo de Capanema realizará campanha de doação de sangue de  8h às 17h.

O Hemonúcleo de Tucuruí, funcionará para o serviço de coleta de 7h às 14h.

Domingo (26)

Belém- A Unidade de Coleta Castanheira estará com serviço de coleta de sangue das 8h às 15h.

Parcerias- Diante da necessidade constante de manter a regularidade do estoque de sangue, a gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, a assistente social Juciara Farias, destaca a importância das parceria na promoção da doação voluntária de sangue que salvam vidas no Pará.

“Somos, extremamente, gratos pelo altruísmo do voluntariado do estado, que nos ajuda a atender as solicitações transfusional da rede hospitalar pública e privada do Pará, que hoje é composta, por mais de 200 hospitais. Sem os voluntários dessa causa nada seria possível. A vida agradece!”.

Nesta semana, a sede da Fundação Hemopa recebeu Caravanas Solidarias entre elas, de alunos do Grau Técnico e de servidores do Hospital Universitário Bettina Ferro.

Letícia Natielle Louzeiro Pereira, 27, servidora do ‘Betina Ferro’  expressou sua satisfação e alegria ao participar da ação solidária. “É a quinta vez que eu dôo sangue  e pretendo continuar doando com freqüência. Acredito que a doação de sangue é uma causa muito valiosa, e, essa parceria do Hemopa com o Bettina, deu a oportunidade para realizar a aminha doação”, frisou a voluntária, incentivando novos voluntários para aderir as campanhas de doação deste mês.

Sua colega, Antônia Fausto de Souza, 53,  coordenadora de Humanização e representante da Caravana do Hospital Bettina Ferro, também revelou sua satisfação com a parceria do Hemopa. “Essa ação tem grande importância para o Bettina Ferro, além de estarmos doando sangue, solidariedade e amor ao próximo, doamos esperança. Atuamos constantemente na sensibilização de  pessoas que freqüentam o hospital, a fazer parte dessa corrente ”.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social, Juciara Farias, agradece cada voluntário que reserva um pouco do seu tempo para salvar vidas, doando sangue. “Nossas ações dependem de todos vocês para garantir atendimento transfusional satisfatório no Pará. Convide parentes e amigos para doação de sangue. Disponibilizamos 11 serviços de coletas de sangue. Doe sangue no Hemopa mais próximo de você, salve vidas!”.

Quem pode doar sangue

– Apresentar documento original  com foto e assinatura.

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

Endereços:

Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Castanheira
Rodovia BB-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira.
(em frente à entrada do Shopping Castanheira).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Sábados, das 7h30 às 17h.
Domingos, das 8h às 15h.
Contato: 0800 280 8118.

Hemocentro de Santarém
Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Fone: (93) 3524-7550.

Hemonúcleo de Tucuruí
Avenida Veridiano Cardoso, s/n, BR 422, Santa Mônica.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Contato: (94) 98415-9006.

Hemonúcleo de Capanema
Rodovia BR-308, KM-0, s/n, São Cristóvão.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
Contato: (91) 98568-3339.

Com colaboração de Caio Brandão e Thays Garcia (Estagiários)