Hemopa inicia semana com reforço no estoque do banco de sangue

Text_2

Mais de 1.500 pacientes internados no Estado serão beneficiados

A Fundação Hemopa iniciou a semana com mais 393 bolsas de sangue coletadas, que vão ajudar a salvar cerca de 1.572 pacientes internados na rede hospitalar do Estado. A coleta foi realizada em Belém, Santarém, Redenção, Marabá e Tucuruí, no sábado, 14, e domingo, 15.

Belém – A sede da Fundação Hemopa recebeu a Caravana Solidária com voluntários do município de Acará, em prol do atendimento transfusional de pacientes oncológicos, assistidos pelo Hospital Ophir Loyola (HOL). Já a Unidade de Coleta do Castanheira, recebeu o grupo de voluntários dos excedentes do Concurso C-208 da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Entre os voluntários da ação estratégica, esteve o estudante Carlos Gabriel, de 21 anos, que realizou sua primeira doação de sangue, no sábado,na sede do hemocentro, na Batista Campos. “Hoje, eu me dispus a doar pela primeira vez, senti um pouco de nervosismo antes, mas agora, pensando no beneficio que vou oferecer para as pessoas, eu me sinto realizado, e vou continuar realizando doações. Convido a todos para vir ao Hemopa e realizar esse ato de amor, ressaltou o novo doador de sangue.

A doação de Carlos e dos demais voluntários desta causa solidária, ajudam milhares de pacientes a sobreviver ou melhorar sua qualidade de vida, como é o caso  da jovem, Ana Karine Martins Pinheiro, 21, residente em Ananindeua, que há seis meses faz tratamento com a equipe multiprofissional da sede do Hemopa, para tratamento de  aplasia medular (doença rara da medula óssea em que há diminuição da produção das células sanguíneas).

Ana Karine Martins trata aplasia medular na Fundação Hemopa

“Tenho muitas reações quando necessito de transfusão de sangue, fico muito fraca e com a pulsação do meu coração mais forte, fico pálida e muito debilitada. No entanto, quando recebo transfusão eu melhoro muito e consigo realizar minhas atividades normalmente. É como se eu recebesse energia, realmente eu me sinto mais viva, meu ânimo levanta na mesma hora. O ato de doar é muito importante e gratificante receber de pessoas que eu nem conheço. Familiares e amigos meus estão se solidarizando para realizar a doação. Obrigada a todos”, ressaltou a usuária do Hemopa.

Parcerias – Em Tucuruí, o Hemonúcleo contou com a parceria do time e futebol Independente que estimulou os atletas e torcida para doação de sangue.

Redenção – A unidade do Hemopa local contou com apoio de doadores dos municípios de Pau D’arco e Xinguara, que chegaram à unidade em Caravanas Solidárias. 

Programação campanhas de 16 a 22/01

Hospital da Aeronáutica (Campanha Externa)
Data: 16/01/2023
Horário: 8h às 16h
Local: Av. Almirante Barroso, 3492 – Souza
Previsão: 150 voluntários
Infraestrutura: Sala montada

Polícia Civil (Campanha Externa)
Data: 17/01/2023
Horário: 8h às 16h
Local: Rod BR 316 KM 13 – Centro – Marituba
Previsão: 100 voluntários
Infraestrutura: : Unidade móvel, sala montada e trailer

Shopping Metrópole (Campanha Externa)
Data: 19/01/2023
Horário: 9h às 17h
Local: Rod. BR 316, 4500 – Ananindeua
Previsão: 100 voluntários
Infraestrutura: Unidade móvel.