Hemopa mais perto do cidadão: unidade de coleta é inaugurada em shopping

Text_2

Agora, os paraenses contam com mais um ponto de coleta de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Nesta sexta-feira, dia 4, a unidade foi inaugurada na nova Estação Cidadania do Shopping Pátio Belém, no bairro de Batista Campos.

A inclusão do Hemopa no espaço é fruto da parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead). O novo ponto tem capacidade para realizar quatro coletas simultâneas e, por dia, a estimativa é coletar 100 bolsas de sangue. A Estação Cidadania fica no primeiro andar de lojas e funciona de segunda a sexta-feira, sempre de 10h às 18h.

Em discurso de inauguração, o governador do Estado do Pará, Simão Jatene, evidenciou a importância de cada pessoa envolvida na implantação do espaço. “É impossível criar um projeto como esse com poucas mãos, sem o esforço de muita gente. É preciso, principalmente, do apoio de cada servidor. Muito obrigada pela dedicação de cada um de vocês”.

Toda a área possui 1.100 metros quadrados, onde passam a funcionar diversos serviços públicos, como emissão de documentos (identidade, carteira de trabalho e primeira habilitação) serviços bancários e de trânsito. É a sexta Estação inaugurada no Pará, sendo que já há três em Belém (nos bairros do Guamá e Jurunas e no Shopping Bosque Grão Pará), uma em Marabá e outra em Santarém.

“Essa estrutura física é de alta qualidade e, com certeza, vai trazer conforto e agilidade para o cidadão. É um excelente exemplo de parceria público-privado que dá certo”, ressalta o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Para a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, “a Estação é a melhor forma de prestar serviço público. É o Estado mais perto do cidadão. E a nossa maior inovação nesta Estação Cidadania é o Hemopa”.

Segundo a presidente da Fundação Hemopa, Ana Suely Leite Saraiva, a nova unidade de coleta da instituição faz parte da política de descentralização da coleta de sangue, levando o serviço para mais perto da população. “Com esse espaço, vamos fazer parte do dia a dia das pessoas. É um lugar onde elas buscam seus direitos e descobrem que podem salvar vidas”.

Durante a inauguração, o grupo de universitários “A Liga” abordou frequentadores do Shopping e falou sobre a importância da doação de sangue, estimulando o ato solidário, principalmente entre os jovens. O primeiro voluntário a sentar na poltrona da sala de coleta da nova unidade do Hemopa foi o superintendente do Shopping Pátio Belém, Antônio Bonna Neto. “Faz alguns anos que não doo sangue exatamente pela falta de tempo. Essa unidade facilita e muito o acesso de todos. E vamos estimular a doação entre os empresários. O shopping é um instrumento comunitário, então tudo o for de retorno para a sociedade estamos de braços abertos”, explica.

Essa é a segunda unidade de coleta do Hemopa. A primeira foi inaugurada em dezembro de 2014, no acesso ao Pórtico Metrópole, no Km 01 da Br 3216.

Serviço: A nova unidade de coleta de sangue do Hemopa funciona na Estação Cidadania, inaugurada dentro do Shopping Pátio Belém, no bairro de Batista Campos. O espaço fica no primeiro andar de lojas e funciona de segunda a sexta-feira, sempre de 10h às 18h.