Hemopa promove ações de educação em saúde para estimular  a doação de sangue no Pará

Text_2

Nesta sexta-feira, dia 27, na sede do Hemopa, em Belém, um grupo de estudantes de Enfermagem e Radiologia do Centro Educacional Tecnológico da Amazônia – CETAM, participou de uma palestra com a enfermeira Evellyn Ferreira, gerente de Coleta de Sangue do Hemopa. Na dinâmica, assuntos relacionados ao ciclo do sangue e a importância sobre a doação de sangue dentro do contexto social.

“É importante que se entenda que há necessidade de multiplicadores da doação de sangue, sempre. E quando são acadêmicos, eles serão nossos potenciais aliados. Além disso, o Hemopa está sempre em busca de sensibilizar novos doadores de repetição e os acadêmicos são potenciais voluntários desta causa”, destacou Evellyn.

Durante o Hemotur no Hemocentro de Marabá

Em Marabá, sudeste do estado, alunos da Escola Técnica Europa participaram de uma manhã muito produtiva no Hemocentro da cidade. A palestra introduziu o assunto da doação de sangue e após este momento, um passeio pelas instalações da unidade apresentou como funciona na prática o ciclo do sangue, os laboratórios que realizam as etapas do processo e a área de armazenamento das bolsas de sangue que são doadas.

Estas ações de educação também fazem parte do processo de sensibilização de novos voluntários à causa. Após as palestras e o Hemotur, muitos estudantes se sentem motivados a realizar a primeira doação de sangue. Como aconteceu com a Jaline Vitória da Silva, 21 anos, residente em Marabá, está cursando o primeiro semestre de Enfermagem na Escola Técnica Europa, após a palestra e Hemotur, decidiu entrar para o cadastro de doadores voluntários. “Consegui tirar todas as minhas dúvidas nessa palestra e com o hemotur, conheci todo o processo. Sempre quis doar e hoje consegui realizar isso. Foi muito gratificante para mim”, disse.

Hemotur em Abaetetuba.

No Hemonúcleo de Abaetetuba também teve ação de Hemotur. Uma turma de estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Centro Educacional Genoma, pode conhecer um pouco mais sobre a rotina da unidade. “Com o conhecimento adquirido, percebemos que a doação de sangue é mais do que um ato solidário, salva vidas. É como se tivéssemos agindo em prol de uma só família”, destacou José Carlos, estudante do curso tecnológico de enfermagem.

As parcerias com instituições de ensino, públicas e privadas, são essenciais no processo de mobilização e sensibilização da causa da doação de sangue. Cada cidadão que vira um voluntário de sangue pode contribuir efetivamente para salvar vidas de pacientes internados na rede hospitalar.

Quem tiver interesse em ser parceiro da Fundação Hemopa e visitar qualquer uma das unidades existentes no Pará, basta ligar para o 0800 280 8118. A Fundação Hemopa está sempre de braços abertos para atender a sociedade e continuar com a missão de salvar vidas por todo o Pará.