Hemopa promove Campanha Setembro Amarelo junto aos servidores e usuários

Text_2

A rotina de pacientes, doadores e servidores do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) foi diferenciada nesta terça-feira, dia 17. A cor amarela tomou conta do ambiente e muitos foram contagiados. Como a Silvia Correa, agente administrativo que trabalha na recepção dos doadores. “Atualmente, vemos jovens numa fase muito difícil e pensando em suicídio. Eu vejo a importância de incentivarmos e mostrarmos que existe a esperança diante da dor e das dificuldades”, disse a servidora.

O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio e um dos fatores que podem contribuir para isso é a depressão. A psicóloga do Hemopa, Gecila Cunha, ministrou uma palestra para servidores e usuários, com a proposta de falar mais sobre o assunto. “Todos os dias, atendo pacientes aqui e converso com eles sobre o assunto. Pergunto se eles já pensaram ou já atentaram contra a própria vida e assim eles começam a falar. Quando você abre a porta para eles desabafarem, eles falam. E isso é muito importante”, destacou Gecila enfatizando durante a palestra que é necessário prestar mais atenção no próximo e não ignorar um sinal ou um pedido de ajuda.

Alessandra Leite, assistente social que atua na Assessora de Gestão de Pessoas da Fundação aprovou a iniciativa. “Eu achei maravilhoso esse espaço que o Hemopa está promovendo, pois essa é uma questão que ainda existem muitos tabus e quem convive com casos de pessoas com depressão, como eu acompanho de perto, é muito importante despertar para esse assunto, cuidados que devemos ter e perceber quando existe algum problema para poder pedir ajuda, se for o caso”, ressaltou.

Na Recepção de entrada do Hemopa, um painel de mensagens foi colocado para que pacientes, doadores e servidores deixem recados de motivação ou compartilhe alguma experiência. Adalberto Medeiros, acadêmico de Enfermagem, tem hemofilia e é paciente há 21 anos do Hemopa. Ele acompanhou a campanha do Hemocentro e fez questão de deixar um recado. “Eu nasci hemofílico então me aceitei desde sempre com esta condição. Mas sei que tem gente que fica com esse trauma psicológico. E é muito importante promover ações como estas, pois através do diálogo a gente pode evitar muitas mortes que estão acontecendo no dia a dia”.

Atualmente, a Fundação Hemopa atende mais de 14 mil pacientes entre crianças, adolescentes e adultos na área ambulatorial. O atendimento é multidiciplinar envolvendo as áreas médica, odontológica, fisioterápica, inclusive, psicossocial. O objetivo é oferecer a melhor e mais completa assistência aos pacientes coagulopatas, promovendo bem estar e qualidade de vida.

Serviço – A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, esquina com a Rua dos Caripunas – Batista Campos. O atendimento é das 7h30 às 17h. Mais informações: 0800 280 8118/ 3110-6500.