Hemopa realiza ações de educação em saúde junto aos pacientes hematológicos em parceria com a Sesma

A Fundação Hemopa realizou, ontem, 26, ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), que abordou o tema “A educação em saúde através de instrumentos lúdicos”, voltado para levar informações de saúde e bem-estar aos usuários que recebem tratamento para patologia do sangue e seus acompanhantes. A atividade educacional foi realizada na área de atendimento do Ambulatório, na sede do hemocentro.
A palestra realizada pela agente de Combate de Endemias e educadora de saúde da Sesma, Lindane da Silva Teixeira, com o intuito de  democratizar informações à respeito dos cuidados, prevenções e tratamento de doenças epidemiológicas, entre elas, dengue, chikungunya, Zica vírus, para os pacientes que recebem assistência  na  da Fundação, além de seus acompanhantes.

O momento também serviu para que a secretaria se aprofundasse sobre a principal necessidade de manutenção nas áreas que residem os pacientes. “Proporcionar esses momentos educativos é fundamental para explicitar  assuntos de interesse coletivo para os pacientes estão na Sala de Espera. Nós procuramos repassar esses assuntos de forma lúdica e didática para que seja compreendida por todos, e que eles consigam identificar os agravos, os vetores, e aonde eles podem buscar suporte”, comentou a agente.
Após a palestra, a paciente Glainede Santos de Brito, 48, confessou que não procurava se aprofundar sobre a temática e afirma que foi importante saber e conhecer um pouco mais. “É muito importante, pois se trata de vida. Se cada um fazer a sua parte e ajudar o próximo é fundamental para salvar a nossa vida e a de pessoas da nossa comunidade, eu com certeza, vou repassar o conhecimento adquirido hoje para que mais pessoas possam saber.”

Além da palestra, a ação também contou com um momento pedagógico com as crianças que são atendidas pelo Hemopa. A ação integra o programa de humanização da Fundação Hemopa e, aborda constantemente,  temáticas de educação e saúde para melhorar a qualidade de vida das crianças. Para a pedagoga da Fundação, Joyce Cunha, firmar parcerias como essa é fundamental para trabalhar questões de saúde pública, prevenção e adesão ao tratamento dos pacientes.

Programação – A parceria entre a Fundação Hemopa e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, contará com outro encontro, no dia 31 de janeiro, das 8h30 às 11h30, com o tema “A importância da Vacina”, com presença do Zé Gotinha, na Sala de Espera de pacientes.

Serviço – A sede do Hemopa está localizada na Av. Serzedelo Corrêa com Caripunas, na Batista Campos. O atendimento aos pacientes é de segunda a sexta feira, das 7h às 18h. Mais informações 08002808118.

AUTORIA: VERA ROJAS com informações Caio Brandão (estagiário)