Hemopa realiza encontro de doadores e campanhas internas e externas de coleta de sangue

Text_2

As campanhas têm como tema a Copa do Mundo, convocando doadores a se tornarem campeões em solidariedade.

“Na Copa da Vida, todos os doadores são campeões” é o tema da campanha de doação de sangue em homenagem aos doadores do Pará. A ação estratégica, organizada pela Fundação Hemopa, prossegue até 30 de novembro, com programação variada. O ápice será no próximo dia 25 (sexta-feira), quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Neste sábado (19), a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) da Fundação promoverá o “Encontro de Doadores de primeira vez”, com a finalidade de estimular a frequência do ato solidário e a fidelização do voluntariado.

Segundo a titular da Gecad, assistente social Juciara Farias, o encontro abordará a temática da hemoterapia e hematologia sob “O olhar de quem recebe, de quem cuida e de quem doa sangue”. De acordo com a gerente, atualmente 50% das 5 mil doações mensais de sangue realizadas em Belém são oriundas de jovens entre 16 e 29 anos. “A dinâmica se dará por meio de relatos de vivências de valorização da doação voluntária de sangue, enquanto ato solidário e de amor ao próximo que salva vidas”, acrescentou.

Neste sábado (19) também haverá campanhas internas e externas, dentro da programação comemorativa em homenagem aos doadores de sangue.

Endereços das unidades:

– Hemocentro Belém – Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.
– Posto de Coleta Castanheira – Rodovia BR-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira).
– Hemocentro de Santarém – Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 h. Fone: (93) 3524-7550.

Para doar sangue é preciso:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário o intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Por Vera Rojas (HEMOPA)