Hemopa realiza sua 8ª jornada em hemoterapia e hematologia no Pará

Previsão é de o evento reunir cerca de 200 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da saúde, no auditório do Igeprev, em Belém

No período de 17 a 19 deste mês, a Fundação Hemopa promoverá a VIII Jornada de Hemoterapia e Hematologia do Pará com o intuito de incentivar o ensino e a pesquisa na Hematologia e Hemoterapia, que são de fundamental importância tanto para o diagnóstico, tratamento e melhoria da qualidade de vida dos pacientes que possuem doenças do sangue, bem como para o tratamento de inúmeras condições clínicas que necessitam de transfusão de sangue.

O evento científico deverá reunir cerca de 200 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da saúde, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev). Renata Bezerra Hermes de Castro, assessora Técnica do Núcleo de Ensino e Pesquisa que, junto com sua equipe, está à frente da organização do evento, que destaca a promoção de eventos científicos que contribuem para a atualização do conhecimento de diferentes profissionais, tanto aqueles que atuam diretamente na hematologia e hemoterapia, quanto para quem atua em outras áreas que necessitam deste conhecimento para melhor assistência de pacientes.

“Esta jornada visa, especialmente, atender às demandas dos profissionais que atuam na área, com uma abordagem que demonstre também a importância da temática para os estudantes e, assim, estimular futuros profissionais para atuação nestas importantes especialidades da saúde”, afirmou Renata Castro.

A profissional destaca ainda que essas ações  de educação em saúde impactam de forma significativa, tanto na melhoria da assistência ao paciente hematológico quanto na maior segurança transfusional para todos aqueles que precisam de transfusão de sangue.

Para o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, o evento é o mais importante nas áreas da hemoterapia e hematologia no Pará. “Desejo boas-vindas a todos os participantes que devem aproveitar cada momento de aprendizado, conhecimento das novas tecnologia e assistência aos usuários hematológicos atendidos pelo Hemopa, que atualmente, possui mais de 16 mil pacientes em atendimento ativo”.

Na  abertura do evento, às 18h, será realizada a palestra “A evolução da Hematologia e Hemoterapia no Estado do Pará”, pela médica hemoterapeuta e hematologista, Luciana Maria Cunha Maradei Pereira, ex-presidente da Fundação Hemopa. Após, ela receberá homenagem do Hemopa pelos serviços prestados à saúde no Estado.

Dia 18, os trabalhos vão de 8h30 até as 17h, com a abordagem dos seguintes temas: “Gestão de Estoque de Hemocomponentes”, “A doação de sangue e a adesão da população”, “A doação de sangue e a adesão da população”, “Desafios imunológicos da hemoterapia: abordagem imunohematológica”, “Triagem de Doenças Transmitidas por Transfusão”, Mesa Redonda, “Hematologia”, “Validação e Transporte de Sangue Total e Componentes Sanguíneos”, “Hemovigilância”.

Dia 19, às 8h30, os trabalhos serão retomados com a palestra sobre “Sangramento anormal da mulher na prática clínica: abordagem e diagnóstico laboratorial”, “Aplasia Medular”, “Plasmaférese Terapêutica”, Mesa redonda multiprofissional sobre “Doença Falciforme: avanços e desafios”. Logos após, será apresentada palestra sobre “Terapia celular”. O evento será encerrado , às 17h, Mesa Redonda sobre o tema: “Terapia Celular para osteonecrose secundária à doença falciforme”.

Inovação

Pela primeira vez, fará parte da programação do evento, a apresentação de trabalhos científicos enviados, através de resumos com aprovação de 30 trabalhos nas áreas da Hematologia e Hemoterapia.

Renata Hermes ressaltou que as inscrições foram efetuadas mediante doação de brinquedos novos, que serão disponibilizados para doação aos pacientes pediátricos atendidos no Ambulatório da Fundação Hemopa, que foi contemplada com cerca de 200 brinquedos. Os brinquedos serão distribuídos durante o Natal Solidário do Hemocentro, em Belém.

Avaliadores de Trabalhos científicos: Docentes do Programa de Residências Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia.

Apoio

O evento é realizado com apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), concedido mediante chamada n° 002/2022 – Apoio a Eventos Científicos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 08002808118, de segunda-feira a sábado de 8h às 17h.

Por Vera Rojas (ASCOM HEMOPA)