Hemopa realizou mais de 100 mil atendimentos ambulatoriais em 2020

Text_2

Há mais de 20 anos, a Fundação Hemopa oferece à sociedade paraense um atendimento especializado para pacientes com doenças do sangue, oriundos de todos os municípios.

Em 2020, mesmo com um cenário de pandemia, a assistência ao paciente não parou. No total, 10.478 consultas médicas foram realizadas no Ambulatório de Hematologia Clínica, sendo 3.826 consultas em hemoglobinopatias que compreendem pacientes de Doença Falciforme e Talassemia e, 1.852 consultas em coagulopatias que compreendem as patologias de Hemofília A, Hemofília B e Doença de Von Willebrand, ambas constituindo programas do Ministério da Saúde. Foram mais de 1001 mil exames laboratoriais realizados em pacientes.

Por se tratar de pessoas que necessitam de um acompanhamento constante, a equipe ambulatorial precisou reprogramar as consultas. “Nossa equipe buscou se readequar a realidade de pandemia, pois não podíamos permitir que nossos pacientes, que já possuem uma fragilidade no sistema imunológico, se deslocassem para Belém com tanta freqüência como seria necessário. Reagendamos consultas, remarcamos os casos mais graves e também criamos canais de atendimentos no modo telemedicina, onde nossos profissionais atendiam pacientes de forma online”, explicou a médica Cátia Valente, gerente de Atendimento Ambulatorial do Hemopa.

O atendimento do serviço de Fisioterapia, também passou por readequação, até porque é um atendimento de contato, o que no auge de contaminação do novo Coronavírus não pôde ser feito. E assim que foram liberadas algumas ações, por parte das autoridades de saúde, o serviço foi retomado.

“Fizemos uma seleção dos pacientes que mais precisavam do atendimento de fisioterapia e agendamos horários específicos para cada um, para evitar a aglomeração. Também fizemos alguns atendimentos online e por telefone, onde orientamos os pacientes para fazerem movimentos em domicílio, estimulando o auto cuidado”, destacou Pedro Sávio Almeida, fisioterapeuta do Hemopa.

Foram 5.050 sessões de reabilitação motora e tratamento de dores crônicas de pacientes hematológicos, incluindo sessões de acupuntura, realizados em 2020.

Medicamentos – Como parte da assistência, a Farmácia da Fundação Hemopa oferece os medicamentos específicos necessários para o tratamento das doenças, sendo distribuídos gratuitamente pelo Governo do Estado.

A equipe de farmacêuticos da Fundação realizou cerca de 900 consultas para esclarecimento direto e orientações aos pacientes sobre o uso de medicamentos e os seus efeitos adversos. Foram liberados mais de 60 mil cápsulas de Hidroxiureia, medicação utilizada no tratamento de Doença Falciforme para prevenção das crises de dor. E a dispensação de 279 mil Hemoderivados, fatores de coagulação utilizados na prevenção e tratamento de hemorragias em pacientes portadores de Hemofilias e outros distúrbios da Coagulação. “Organizamos uma logística de envio de medicamentos para as unidades da Hemorrede no Pará. Assim foi possível facilitar para os pacientes dos municípios buscarem a medicação e muitos puderam dar continuidade ao tratamento, sem interrupções bruscas”, complementou Dra. Cátia Valente.

O paciente que recebe atendimento no Ambulatório da Fundação Hemopa é encaminhado do sistema básico de saúde, por meio do Departamento de Regulação do SUS (DERE), quando realiza consulta nos postos de saúde dos municípios. A assistência é multiprofissional e compreende diversas especialidades: médica, odontológica, fisioterapeuta, fisiatra, farmacêutica. Além de acompanhamento com enfermeiros e técnicos de enfermagem, pedagogos e com assistentes sociais que dão a cobertura adequada para oferecer a qualidade de vida que o paciente precisa. Para mais informações: (91) 3110-6526 / 6685 / 6643.