Hemopa recebe caravanas e se prepara para o dia do doador, 25 de novembro

A Fundação Hemopa entra na reta final da campanha de doação de sangue “Na Copa da Vida, todos os doadores são campeões”, que  iniciou dia 3 e vai até o dia 30 deste mês, sendo que o ponto alto da ação comemorativa será na sexta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, com programação variada de 8h às 12h, com o intuito de agradecer e parabenizar o voluntariado dessa causa humanitária no Pará.

A ação estratégica mais importante do calendário da hemorrede brasileira tem a finalidade de aumentar o número de coletas e fidelizar o voluntariado para doar sangue regularmente: o homem a cada dois meses e a mulher a cada 90 dias. A mobilização está sendo realizada em todas as unidades da hemorrede estadual: Hemocentros Regionais de Castanhal,Marabá e Santarém; e nos Hemonúcleos em Altamira, Tucuruí, Redenção, Abaetetuba e Redenção.

O jovem Marcos Vinycius Oliveira dos Reis, 20, que fez parte da Caravana Solidária do curso de Fisioterapia da Faculdade Uniplan, de Redenção, sul do Pará, deu sua importante contribuição na campanha do Hemonúcleo da cidade. Ele doou pela primeira vez, realizando um antigo desejo. “Sempre ouvi nos meios de comunicação que a nossa doação salva vidas. Existem os super heróis em desenho, mas o que muitos não sabem é que com sua doação você se torna um super herói na vida real, mesmo que sem capa.É assim que estou me sentindo hoje. Doe sangue e salve vidas!”.

A ação desta semana em Redenção contou ainda com Caravana Solidária composta por alunos da Faculdade Integrada Carajás (FIC) e servidores do Hemopa de Retenção que realizaram um “Pit Stop” parabenizando o doador de sangue pelo seu dia e esclarecendo sobre a importância da doação de sangue no centro da cidade. O grupo foi organizado pela professora Michele das Neves, que também é servidora do Hemonúcleo.

Na sede do Hemopa, em Belém, o estudante Matheus Santana Gama, 21, foi um dos integrantes da Caravana Solidária do curso de Biomedicina da Universidade Estadual do Pará (Uepa). Doador há dois anos e com tipo de sangue O Positivo, ele participou da campanha por causa do seu intuito de salvar vidas. “As pessoas ainda têm uma visão muito fechada sobre o processo de doação de sangue. Acham que a agulha é imensa, só que não é. Há diversos mitos que as pessoas acreditam e as afastam  do processo de doação de sangue. Por isso, criamos uma rede social para divulgar essas informações e captar doadores de sangue”.

Após fazer sua primeira coleta de sangue ele destacou a sensação: “Agora é de orgulho de salvar vidas e ter contribuído para essa campanha na Uepa.  Vamos conseguir transformar toda essa ação em diversas bolsas de sangue”.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradece a todos os voluntários que já estiveram nos serviços de coleta de sangue da hemorrede estadual, fazendo a sua parte em prol da vida, doando sangue. “Agradeço também aqueles que, por algum motivo, não tiveram condições de efetivar este ato solidário. A intenção também é muito importante. Estamos aguardando a população potencialmente doadora, não apenas em novembro, mas durante todo o ano. Obrigado a todos vocês”.

Programação – Alinhada ao clima da Copa do Mundo, no dia 25, no ponto alto da comemoração pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, haverá certificação dos vencedores da Gincana Solidária. A ação mobilizou órgãos públicos estaduais, inclusive, hospitais públicos, que enviaram doadores, ao longo de novembro. Também, haverá os parabéns com direito a bolo temático da campanha. A comemoração será encerrada com apresentação de grupos culturais.

Para doar sangue é preciso:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Para quem teve Covid-19, pode  doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

Hemocentro Belém

Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.

Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Castanheira

Rodovia BB-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira.

(em frente à entrada do Shopping Castanheira).

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Sábados, das 7h30 às 17h.

Domingos, das 8h às 15h.

Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Pátio Belém

Tv. Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos.

(Estação Cidadania, 1º Piso do Shopping Pátio Belém).

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30.

Hemocentro Castanhal

Novo endereço: Rua Quincas Nascimento, nº 521, Bairro Saudade.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Fone: 3412-4400 (geral) / 3412-4404 (serviço social).

Hemocentro de Santarém

Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho).

Fone: (93) 3524-7550.

Hemocentro de Marabá

Rodovia BR-230 (Transamazônica), Quadra 12, s/n (Agrópole do Incra).

Contato: (94) 3312-9150.

Hemonúcleo de Abaetetuba

Avenida Santos Dumont, s/n, Bairro São Lourenço.

Contato: (91) 98568-3396.

Hemonúcleo de Altamira

Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Esplanada do Xingu.

Contato: (93) 98415-6282.

Hemonúcleo de Capanema

Rodovia BR-308, KM-0, s/n, São Cristóvão.

Contato: (91) 98568-3339.

Hemonúcleo de Redenção

Avenida Santa Tereza, s/n, Centro.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Contato: (94) 98414-3955.

Hemonúcleo de Tucuruí

Avenida Veridiano Cardoso, s/n, BR 422, Santa Mônica.

Contato: (94) 98415-9006.

Por Vera Rojas (ASCOM HEMOPA)