Hemopa recebe família de Macapá que atendeu ao chamado da campanha S.O.S Amapá

Text_2

Matias Pires, chegou ao Hemocentro de Belém, com os dois filhos, Luig e Letícia, para demonstrar toda a solidariedade pelos conterrâneos do estado do Amapá.

“É um gesto de altruísmo que não nos custa nada e pode valer muito para a vida de alguém que está precisando de uma bolsa de sangue”, disse Matias que é juiz em Macapá e está de férias em Belém.

Desde o dia 3 de novembro, quando aconteceu um incêndio que atingiu a subestação de energia elétrica localizada na Zona Norte de Macapá, o estado ficou sem luz total por seis dias e entrou em estado crítico. Dentre os problemas enfrentados pela população está a falta de sangue. Neste sentido, a Fundação Hemopa lançou a campanha S.O.S Amapá e está mobilizando doadores de sangue para suprir a necessidade do Hemocentro do Amapá.

“Somos estados vizinhos e temos que ser solidários. Todos os Hemocentros do Brasil sofreram com o desabastecimento dos estoques neste período de pandemia. Sabemos o quanto é difícil, pois a demanda hospitalar não para. Por isso, nos colocamos a disposição para ajudar o Hemocentro do Amapá, enviando bolsas de hemocomponentes”, destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.

Diante do cenário da cidade em que cresceram, Luig e Letícia, filhos de Matias, atenderam ao chamado do Hemopa e doaram sangue pela primeira vez.

“Por sermos de Macapá, e nossos familiares e amigos estarem lá, decidimos vir aqui ajudar nesta campanha”, disse Letícia Pires, estudante de 21 anos.

“A gente tem a realidade bem próximo da gente e viemos fazer a nossa parte. E essa será a primeira doação de muitas”, destacou o universitário, Luig Pires, 19 anos.

A doadora de primeira viagem, Letícia Pires.

A primeira remessa de bolsas de sangue arrecadadas em Belém será enviada na sexta-feira, dia 13, para Macapá. Os doadores voluntários que desejam participar desta ação podem fazer a sua parte comparecendo em qualquer uma das unidades do Hemopa, em Belém.

Critérios para ser um doador de sangue

Toda pessoa que tem o sentimento de amor ao próximo e hábitos saudáveis pode ser um doador de sangue. Além disso, é preciso estar dentro dos critérios básicos.

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Estar em boa condições de saúde;
  • Apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Neste período de pandemia, também foram incluídos critérios para quem teve Covid-19. É necessário esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o último contato.

 

A coleta de sangue é realizada em três lugares, em Belém. Veja o funcionamento:

Hemocentro Belém

Endereço: Travessa Padre Eutíquio, 2109. Bairro Batista Campos.

Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 18h. Aos sábados, 7h30 às 17h.

Contato: (91) 3110-6500

 

Shopping Pátio Belém

Endereço: Travessa Padre Eutíquio

Atendimento: segunda a sexta, 13h às 16h30.

 

Posto de atendimento Shopping Castanheira

Endereço: Rodovia BR 316, Km 1 – Acesso do Pórtico Metrópole.

Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 18h. Sábados, 7h30 às 17h.

Contato: (91) 8183-9977