Hemopa recebe mobilização da Igreja Mundial para a doação de sangue

Text_2

A Fundação Hemopa iniciou o mês de dezembro recebendo o Projeto ‘Mulheres de Deus em Ação’ (MDA) da Igreja Mundial. A mobilização levou doadores de sangue às unidades de coleta do Hemopa em Belém (foto acima), Marabá, Santarém e Redenção, nesta quarta e quinta, dias 2 e 3.

“Estamos unidas nessa missão de fazer a doação de sangue porque ficamos cientes de que uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. E por isso viemos para fazer essa ação social”, disse Andréia Lucas, 38 anos, integrante do Projeto MDA de Marabá.

Projeto MDA em Marabá.

Atualmente, as mulheres representam 40% dos doadores cadastrados na Fundação Hemopa. A representatividade é cada vez maior. “Queremos que as doadoras estejam mais presentes nos Hemocentros. É importante destacar que não existe restrição diferenciada para as mulheres. A única diferença é o tempo de intervalo entre as doações que é maior que a dos homens”, explicou Cida Salgado, assistente social do Hemopa.

As mulheres devem respeitar o intervalo de 3 meses entre uma doação e outra. Sendo possível realizar até 4 doações ao ano. A diferença é que entre os homens, este intervalo é de 2 meses.

Mulheres de Deus em Ação em Santarém.

“Deus colocou no nosso coração para fazer esse trabalho de doação, de doar vida para as pessoas. E com certeza, daqui há 3 meses estaremos aqui novamente”, garantiu Sandra Alves, Pastora da Igreja Mundial, em Santarém.

Elas também marcaram presença no Hemonúcleo de Redenção.

Para doar sangue é preciso respeitar os critérios abaixo:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar com o responsável);
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Estar em boa condição de saúde e bem alimentado;
  • Apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Neste período de pandemia, também foram incluídos critérios para quem teve Covid-19. É necessário esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o último contato.