Hemopa recebeu 430 voluntários à doação neste final de semana

Text_2

Este foi um final de semana de demonstrar união e amor ao próximo. A Fundação Hemopa registrou 430 comparecimentos de voluntários à doação de sangue, que resultou em 356 bolsas de sangue coletadas, nestes sábado e domingo.

Mesmo diante do cenário difícil de combate ao coronavírus, que obrigou à todos que mudassem as rotinas para vencer esta pandemia, a sociedade se mostrou solidária e atendeu à convocação do Hemopa. Entre eles, Ricardo Sefer, procurador do Estado, que saiu de casa só para fazer compras, mas quando viu a unidade móvel do Hemopa na Praça Batista Campos, fez uma parada especial. “Eu acho que é um dever cívico. Todos nós que temos condições de saúde, física, temos que ir ao Hemopa e fazer nossa doação. E depois voltar pra casa tranquilo com o dever cumprido”, ressaltou.

Ricardo Sefer, procurador do Estado.

É importante destacar que a coleta de sangue é segura e não oferece risco nenhum de contágio ao coronavírus. E que as equipes redobraram os cuidados com higiene para oferecer mais segurança ao público.

O casal, Helmo Oliveira e Izabel Lima, servidor público e médica, também doaram sangue na unidade móvel, na Batista Campos. “Agora, mais do que nunca é necessário pensar no próximo. Muitas pessoas já estão doentes e vão precisar de transfusão de sangue. Então temos que manter este serviço que vai ajudar a salvar muitas vidas”, disse Helmo.

Izabel Lima (médica) e Helmo Oliveira (servidor público).

Izabel está numa rotina intensa de trabalho na área da saúde e sabe da realidade dos hospitais. “Eu vi nas redes sociais do Hemopa que ia ter ação na praça então vim com meu esposo antes de tomar a vacina contra a gripe. Então eu peço que quem tiver bem de saúde que venha doar e não deixe o estoque de sangue do hemocentro baixar”, disse a médica.

Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É necessário a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).

Serviço: A Hemorrede conta com unidades de coleta de sangue em 9 municípios do Pará. São quatro Hemocentros: Belém, Castanhal, Marabá e Santarém. E 5 hemonúcleos: Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí. Clique aqui e veja o endereço de cada uma.