Hemopa Santarém faz campanha de doação em sangue em Porto Trombetas

O Hemocentro Regional de Santarém, no oeste paraense, iniciou o mês de abril com estoque de sangue reforçado com o resultado da campanha de doação de sangue em parceria com a empresa Mineração Rio do Norte, em Porto Trombetas, onde foram coletadas 162 bolsas de sangue que vão beneficiar cerca de 650 pacientes internados na rede hospitalar da região.
Durante a ação estratégica foi registrado o comparecimento de 183 voluntários encaminhados pela direção da empresa que tem a responsabilidade social com a doação de sangue na cultura da instituição. Entre os voluntários da campanha esteve Michel Ribeiro que atua na Agência Transfusional (AT) do Hospital de Porto de Trombetas, desde 2021, que aproveitou a oportunidade para doar sangue.

“Sempre tivemos a meta de trazer uma campanha de doação de sangue para o Distrito de Trombetas. Aqui temos pessoas de várias partes do país. Tivemos várias pessoas doando pela primeira vez, tendo em vista a importância deste ato solidário, pois é um ato de fé na vida”.
O coordenador da AT, Pablo Souza, agradeceu os voluntários da primeira campanha realizada na localidade. “Foi uma campanha muito bonita de se ver. Uma satisfação muito grande em receber a equipe do Hemopa, aqui. Nestes dois dias de ação, a população pode contribuir com este ato de amor em forma de vida que é a doação de sangue. Agradecemos também a equipe do Hemopa Santarém em ter se deslocado até aqui para realizar esse nosso antigo projeto da doação de sangue. Nossa sensação é de ver cumprido”.
Presente na campanha, o gerente do Hemopa Santarém, o administrador Joaquim Azevedo agradeceu a parceria. “Nosso muito obrigado pelo acolhimento e solidariedade de todos que colaboraram com a campanha que vai salvar centenas de vidas de pacientes. Esperamos que a ação incentive a ação de outras empresa ou instituições firmarem parceria com o Hemopa para promoção da doação de sangue em nossa região”.
O hemocentro de Santarém tem a responsabilidade de atender a cobertura transfusional em 22 municípios da região. “Nossa média mensal é de 850 bolsas de sangue”, complementou o gestor ao informar que essa é a primeira campanha externa deste ano no Distrito de Trombetas. A doação de sangue é rápida e simples. Uma bolsa doada pode beneficiar até 4 pacientes na rede hospitalar.

Para doar sangue os voluntários precisam seguir os critérios básicos:
• Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• Estar bem alimentado;
• Pesar mais de 50 kg;
• Estar em boas condições de saúde.
• No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).
• Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.
• É necessário ficar atento também para os sintomas gripais. Quem apresentou qualquer sintoma, deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas, se tiver o teste de comprovação que não é Covid-19. Caso não tenha o teste de Covid, deve esperar 30 dias após os sintomas gripais.

Serviço
O Hemopa Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho).
Atendimento: Segunda a sexta, de 7h às 13h.
Contato: (93) 3524-7550.
Mais informações: 08002808118, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h.