Hospital Abelardo Santos vence a Gincana Estadual de Doação de Sangue

Mais de 270 bolsas de sangue foram coletadas durante campanha interna alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Doar sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Atitude que levou o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, a conquistar o primeiro lugar na Gincana Estadual de Doação de Sangue, promovida pela Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). A unidade obteve, durante campanha interna, 276 bolsas de sangue, e o título de hospital público que mais arrecadou em todo o Estado. O certificado foi entregue na manhã desta sexta-feira (25), na sede do Hemopa, e contou com a presença de diretores e profissionais do HRAS.

A gincana, alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue – 25 de Novembro, é uma disputa solidária entre os hospitais públicos do Estado, fomentando a importância da doação de sangue. “Essa vitória é fruto de um trabalho árduo e em equipe. São pessoas que sentem prazer em fazer bem ao próximo. Saber que estamos salvando vidas com as nossas doações é gratificante e emocionante. É motivo de muito orgulho”, disse Adriléia Brito, coordenadora de Enfermagem e responsável pela Agência Transfusional do HRAS.

Demanda – O maior hospital público do Estado, em média, faz 300 transfusões de sangue a cada mês. Desse quantitativo, precisa encaminhar mensalmente à Fundação Hemopa pelo menos 50 % do que utiliza. A Fundação é responsável pela distribuição dos hemocomponentes para todo o Estado.

“Anualmente, por meio de campanhas internas, conseguimos arrecadar um excelente número de bolsas de sangue, chegando, em média, a 60% do quantitativo total necessário”, ressaltou Iê Bentes, médica hematologista da Agência Transfusional do “Abelardo Santos”.

A Agência Transfusional do HRAS atende demandas dos 240 leitos da unidade, nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e UCIs (Unidades de Cuidados Intermediários), além do bloco cirúrgico e da Unidade de Urgência e Emergência.

Parceria – Segundo o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso da campanha. “Essa parceria, junto às instituições públicas, é de extrema importância para que possamos manter nosso estoque de atendimento de solicitações transfusionais. Agradecemos muito pela participação do ‘Abelardo’, que foi o grande vencedor da gincana”, destacou.

O HRAS é uma unidade pública, administrada pela Instituição Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Por Governo do Pará (SECOM)