Hospital de Clínicas mobiliza mais de 250 voluntários em campanha de doação de sangue

Text_2

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) encerra de forma positiva mais uma Campanha para a captação de doadores de sangue e coleta de medula óssea, ultrapassando a meta prevista, de 200 doadores. 

Realizada nos dia 6 e 7 de abril, em conjunto com a Fundação Hemopa, a Campanha teve como tema “Ele doou tudo de si por amor. Seja um doador de sangue”, numa alusão à Páscoa e ao período de reflexão sobre a importância da doação em nome da fraternidade.

O Hospital de Clínicas é referência em Cardiologia e Nefrologia, além da Psiquiatria. Por isso, a necessidade de sangue, sobretudo nas duas primeiras especialidades, está em cerca de 450 bolsas por mês. Por isso, a instituição acredita ser de grande importância qualquer tipo de ação para incentivar a doação, tendo em vista aumentar os estoques de sangue no Hemopa.

A assistente social Olinda Campos Carvalho, do Setor de Captação de Doadores da Hemopa, disse que “a avaliação da campanha é positiva, com meta prevista atingida. No primeiro dia da campanha foram 150 comparecimentos, e 133 bolsas coletadas; no segundo, 156 comparecimentos e 127 bolsas coletadas, além de 11 novos cadastros para o banco de doadores de medula óssea. Segundo a assistente social, “o êxito maior é perceber que já se instalou no HC a cultura da doação de sangue, não só entre os servidores e membros do corpo técnica, mas também abrangendo usuários e categorias como a dos estudantes, que esse ano foram representados por uma caravana de discentes da Unama, trazidos por uma integrante do corpo de enfermagem.

Segundo a coordenadora da Agência Transfusional do HC, Iê Bentes, o retorno da campanha pelo período de dois dias, vem num momento onde há um aumento no volume de cirurgias na rede pública, em especial na Fundação. “O HC realiza agora mais cirurgias cardíacas, que demandam muito sangue para o paciente. Por mês, são cerca de 450 transfusões, e esse número só tende a aumentar”, alerta a médica.

Uma das últimas a fazer a doação no segundo dia da campanha, Giane Ellen Alves Souza, que trabalha há 12 anos no HC, nunca deixou de participar, e ressalta a importância do ato de doar sangue. “É uma causa nobre”, enfatiza ela, lembrando, ainda, que “o HC é um hospital de referência que precisa de um estoque alto de sangue, bem como os demais hospitais da rede. Sou doadora de sangue e medula, e sei que um dia posso precisar, assim como meus familiares e amigos”, lembra Giane.

Por Felipe Gillet (HC)