Hospital Jean Bitar celebra Dia Mundial do Doador de sangue com usuários e profissionais

Text_2

Equipe do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) realizou palestras para colaboradores e usuários

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém (PA), por meio da sua Agência Transfusional (AT) e do seu Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu a celebração da data comemorativa com a realização de palestras na manhã e tarde da última terça-feira (14) para oportunizar a sensibilização sobre o quanto é essencial se tornar um doador de sangue e praticar, regularmente, o ato solidário em favor da manutenção da saúde e da vida de quem precisa. 

 Durante as palestras, nas recepções Central e do Ambulatório de Endocrinologia da Unidade, houve também distribuição de material informativo sobre critérios para doar sangue, além da divulgação do código numérico de doação do Hospital. Aos colaboradores que já doaram sangue neste ano de 2022, foram distribuídos brindes como forma de agradecimento e reconhecimento pela empatia representada por meio do gesto. Os profissionais tiveram acesso também, a um painel decorativo com informações referentes à data.

Importância da doação 

A realização de cirurgias de grande e médio porte é um dos principais motivos para que a Agência Transfusional do HJB, que se soma às demais unidades coordenadas pela Fundação Hemopa desde o ano de 2017, esteja sempre abastecida diante da necessidade de transfusão proveniente desses procedimentos cirúrgicos. Por isso, o trabalho de sensibilização, nesse sentido, é feito diariamente junto a usuários e familiares, para sensibilizar sobre a importância da doação de sangue. 

Nas abordagens é enfatizada sobre a essencialidade da reposição do estoque de bolsas de sangue. Além disso, são distribuídos materiais educativos com orientações básicas e pré-requisitos para doar sangue. O código de doação do Hospital Jean Bitar, 1421, é amplamente divulgado nessas sensibilizações. Quanto aos colaboradores, esse trabalho é feito por meio do incentivo à doação ao Hemocentro com orientação sobre procurar o órgão e por meio de caravanas Solidárias organizadas pela instituição. 

Para a biomédica Transfusionista da AT do HJB, palestrante da programação do evento, Jéssica Rodrigues, a doação de sangue, além de ser um ato solidário e voluntário, é um gesto que salva milhares de vidas todos os anos.

“Doar sangue é uma ação que proporciona bem-estar tanto para quem doa quanto para quem recebe, pois a satisfação de poder salvar até 4 vidas com uma doação não tem preço. Seja doador de sangue e permita que a vida de muitos continue”, aconselha a profissional.

 A usuária do Programa Obesidade Zero e doadora regular de sangue, Lorena Silva, uma das pessoas que participaram das palestras, falou sobre o quanto é necessário e importante que as pessoas ajudem umas às outras com doação de sangue.

“Acho muito importante que esses alertas sejam dados sempre, por causa da tendência que ainda existe, de a opção de doar sangue surja quando alguém da família ou próximo dela, precisa. Eu costumo doar sangue pelo menos duas vezes ao ano, então acho importante esse tipo de atitude, assim como outras, tais como, os comerciais na televisão, para que as pessoas se conscientizem que é muito necessário; que na verdade, é extremamente necessário. Então, sempre que possível, doem sangue, ajudem outras pessoas que precisam também”, reforçou a doadora.

Texto: Joelza Silva Ascom HJB

Por Governo do Pará (SECOM)