Hospital Oncológico Infantil inicia captação de doadores de sangue

Text_2

Em parceria com a Fundação Hemopa, a ação é alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de Junho

A Agência Transfusional do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, realiza nesta quarta-feira (15), com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), ação voltada à captação de doadores de sangue, em alusão ao Dia do Doador de Sangue – 14 de junho.

A iniciativa visa garantir a continuidade de atividades hemoterápicas em crianças e adolescentes que fazem tratamento contra câncer na unidade, e que geralmente necessitam de transfusão de sangue.

Um grupo de 12 funcionários, que integram a Comissão do GTH, vão vestir trajes da quadra junina e percorrer todos os setores da unidade, a fim de sensibilizar possíveis doadores. O evento terá o apoio da Fundação Hemopa, que no dia 20 de junho (segunda-feira), as 10 h, vai oferecer um micro-ônibus para o traslado dos doadores do Hospital até a sede do Hemopa.

O Hospital Oncológico Infantil é referência no diagnóstico e tratamento especializado de câncer infantojuvenil. Prestando atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, e é gerenciado pela Pró-Saúde.

A enfermeira da Agência Transfusional do Oncológico Infantil, Yasmim Silva, afirma que a mobilização é fundamental para manter os estoques em nível confortável no hemocentro estadual. “Os usuários que mais precisam desse produto são aqueles em esquema de transfusão crônica, com doenças hematológicas, como a doença falciforme e as talassemias, e os que fazem tratamento oncológico”, informa Yasmim Silva.

Quem quiser doar sangue deve se dirigir à sede da Fundação Hemopa e informar que a doação é para o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, cujo código é 1766.

Critérios para doação de sangue:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar com o responsável);
– Pesar mais de 50 quilos;
– Ter boa condição de saúde e apresentar documento de identificação original com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Texto: Emanuel Jadir – Ascom/Oncológico Infantil

Por Governo do Pará (SECOM)