HRT promove arraial da tipagem sanguínea para conscientizar colaboradores

Ação faz parte da Campanha Junho Vermelho, que visa reforçar a importância da doação voluntária e atrair novos doadores regulares

Neste mês de junho, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), unidade gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), está promovendo a Campanha Junho Vermelho, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue. Entre as atividades está a realização do Arraial da Tipagem Sanguínea, que será realizado nesta terça-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue.

A ação é realizada por meio da Agência Transfusional, que presta serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e está em funcionamento desde 15 de dezembro de 2021, no HRT.

De acordo com a coordenadora da unidade, a farmacêutica Lúdya Oliveira, o arraial da tipagem sanguínea visa conscientizar os colaboradores sobre doação de sangue. “Utilizamos em média 130 bolsas de hemocomponentes por mês. Este é o quantitativo necessário para tornar possíveis as cirurgias que são realizadas mediante a reserva de sangue e de plaquetas predefinidas para cada tipo de procedimento”, afirmam.

Durante evento serão distribuídos brindes com mensagem de esperança aos participantes e também será servido comidas típicas de festa junina.

Campanha Junho Vermelho

O mês de junho é dedicado à mobilização da sociedade para a doação de sangue. Criada pelo Ministério da Saúde em 2015, a campanha Junho Vermelho objetiva incentivar o cidadão a ser doador. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas, como em cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, como a doença falciforme e a talassemia, além de outras situações em que seja necessária a transfusão.

Como do doar sangue?

As pessoas que tiverem interesse em fazer doação podem doar sangue no Hemocentro Regional de Santarém, que atende toda região do Baixo Amazonas e Tapajós. Lembrando que unidade Hemopa recebe os doadores com hora marcada. Os agendamentos são realizados por meio do telefone (93) 99120-7170, para atendimentos de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Quem pode doar?

As pessoas que querem doar sangue nos sete locais gerenciados pela OS Pró-Saúde precisam estar enquadrados em alguns critérios. São eles:
– Estar bem alimentado (não é necessário estar em jejum);
– Apresentar boa saúde;
– Pesar mais de 50kg;
– Ter idade de 16 a 69 anos (menor de idade deve comparecer com responsável legal, e os maiores de 60 anos já devem ter feito a primeira doação em até 60 anos, caso contrário, não poderá doar);
– Ter descansado mais de 6h na noite anterior;
– Apresentar documento legal com foto;
– Em caso de ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva, a pessoa de aguardar por pelo menos 1 ano para poder doar.

Texto: Moisés Sodré/Ascom Hospital Regional do Tapajós

Por Governo do Pará (SECOM)