Icoaraci tem ponto de coleta de sangue do Hemopa

Text_2

Com a inauguração da Estação Cidadania no Distrito de Icoaraci, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) ganhou um novo ponto de coleta de sangue e cadastro de medula óssea. A equipe do hemocentro vai estar toda última semana de cada  mês (de segunda a sexta-feira) no espaço. Nesta semana, a ação segue até o dia 28 de setembro, sempre de 8h às 13h.

Este é o quarto ponto de coleta do Hemopa. Além do Hemocentro Coordenador, que fica no bairro de Batista Campos, há as Estações de Coleta Castanheira e Pátio Belém. “A ideia é realmente descentralizar nossos serviços, facilitando o acesso do doador de sangue, principalmente no momento em que vivemos, de baixa no nosso estoque”, ressalta a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias.

Aline Sousa doando sangue

Para a consultora de beleza Aline Sousa, de 35 anos e doadora de sangue há sete, o voluntário é um verdadeiro herói. “Logo no início, quando comecei a doar sangue, eu via o Hemopa lotado e agora é sempre vazio. Se as pessoas querem se sentir heróis é preciso sair dos quadrinhos e vir para a realidade, porque aqui você salva vidas de verdade”.

E é devido às doações que a aposentada Renata Nunes de Lima controla a hemofilia. Isso porque o fator que ajuda na coagulação de seu sangue é produzido a partir do sangue doado pelos voluntários. “As pessoas precisam vir ao Hemopa, principalmente as mais jovens, para fazer sua doação de sangue. Nós precisamos de sangue, precisamos das doações delas”.

 

Renata Nunes de Lima durante consulta no Hemopa

A vendedora Cidia Veira Martins também depende da solidariedade de desconhecidos para ficar com saúde. Ela foi diagnosticada com talassemia, uma desordem hereditária, provocada por mutações no DNA das células que produzem a hemoglobina – glóbulos vermelhos que transportam oxigênio por todo o corpo. Essas mutações interrompem a produção normal de hemoglobina, resultando em anemia profunda.

O tratamento depende da gravidade da doença, mas geralmente é feito por meio de medicações específicas e também com transfusões de sangue. “Aqui tem tanta gente necessitando de transfusões e muitas vezes o estoque está baixo. Eu incentivo que quem poder doar venha ao Hemopa fazer esse ato voluntário”, evidencia Cidia.

Cidia Veira Martins recebendo fator VIII

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço: Na Região Metropolitana de Belém, as doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h, tanto no Hemocentro Coordenador (Padre Eutíquio, 2109) quanto na Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole). De segunda a sexta-feira, de 10h às 18h, na Estação de Coleta Pátio Belém, no primeiro piso do Shopping Pátio Belém, dentro da Estação Cidadania. Toda última semana do mês, o Hemopa também está na Estação Cidadania Icoaraci (Lopo de Castro, 78); nesta semana, a ação vai até o dia 28, sempre de 8h às 13h. Mais informações: 0800 280 8118.