Mães militares da Aeronáutica aderem à doação de sangue

A sede da Fundação Hemopa, em Belém, recebeu um grupo de mais de 20 militares da Aeronáutica em ação pelo Dia das Mães

A sede da Fundação Hemopa recebeu, na manhã desta quarta-feira, 4, um grupo de mais de 20 mães militares da Aeronáutica que doaram sangue em comemoração alusiva ao Dia das Mães, festejado, anualmente, no segundo domingo de maio. É a segunda edição da campanha que é realizada pelo Hospital Geral de Aeronáutica, em Belém. A campanha deve beneficiar cerca de 80 pacientes que necessitam de transfusão de sangue para sobreviver.

De acordo com a 1º tenente do Hospital de Aeronáutica de Belém, Érika Oriana Costa Gonçalves das Neves, a idéia da campanha com mães  militares surgiu ano passado, ainda em meio à pandemia, para ajudar a reforçar  estoque sangue do Hemopa para salvar vidas.

Érika Oriana Costa Gonçalves das Neves, 1º tenente do Hospital de Aeronáutica de Belém.

“A proposta foi feita e prontamente aceita pelas militares mães que ficaram sensibilizadas em multiplicar amor e esperança de vida, inclusive, para crianças internadas e precisando de sangue. Nós geramos vida de várias formas. Sangue é vida”, destacou a tenente que agradeceu  apoio  recebido em mais uma edição da campanha de doação de sangue das mães.

Da mesma forma, a chefe da Subdivisão de Enfermagem do Hospital Geral da Aeronáutica, Dine Vitorina, agradeceu o apoio das colegas militares que participaram da segunda edição da campanha das mães. “Já somos parceiro do Hemopa com outras campanhas como dos conscritos e outros militares da força. Nesta campanha, queremos chamar atenção para o simbolismo de vida do dia das mães, por termos esse cuidado com os filhos, o acolher, sempre proteger e salvar vidas”, ressaltou.

Elas começam a preparação para participação na campanha das mães, desde início do ano, tendo em vista que o intervalo entre uma doação de sangue e outra é de três meses. Então elas são orientadas para efetivar a primeira doação em somente em maio. “Nos preparamos para coleta de maio. Guardamos ssa data para efivar nossa coleta de sangue aqui no Hemopa. Só quem passou por isso sabe da importância do doador de sangue”, comentou a militar que já vivenciou essa necessidade para seu próprio filho e teve todo apoio da família e amigos, inclusive, do trabalho.

Campanhas internas – Até o próximo sábado, 7, a sede da Fundação Hemopa receberá as seguintes caravanas solidárias  da doação de sangue:

Dia 6 – Instituto Maria Maria e Universidade Paulista (UNIP). No dia 7, está agendado campanha com voluntários da Igreja Assembléia de Deus, da Pedreira; grupo Renovo Por Elas, membros da Igreja Adventista do 7º Dia, do Sideral.

Para doar sangue, os voluntários precisam seguir os critérios básicos:

•  Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
•  Estar bem alimentado;
•  Pesar mais de 50 kg;
• Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas  basta esperar sete dias após cada dose.

É necessário ficar atento também para os sintomas gripais. Quem apresentou qualquer sintoma, deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas, se tiver o teste de comprovação que não é Covid-19. Caso não tenha o teste de Covid, deve esperar 30 dias após os sintomas gripais.

Mais informações no site www.hemopa.pa.gov.br.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)