Marinha participa da campanha de Carnaval do Hemopa

Text_2

Ao longo desta semana, a Marinha do Brasil está em uma grande mobilização em prol da doação de sangue. A ação começou nesta terça-feira, dia 6, segue até a próxima sexta-feira e faz parte da campanha de Carnaval da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). São esperados cerca de 300 marinheiros.

O diretor do Hospital Naval de Belém (HNBe), comandante Farias, conta que a relação entre Marinha e Hemopa vem de longa data. “Temos uma parceria sólida. Nós nos preocupamos em fazer nossas mobilizações em épocas festivas, porque sabemos que é quando o estoque de sangue baixa muito. Nossa última campanha foi em outubro, época do círio. E estamos de volta no carnaval”.

Marinheiros doam sangue no Hemopa.

Por dia, a Marinha irá transportar, em média, 80 marinheiros até a Fundação. “Para que conseguíssemos mobilizar os voluntários, fizemos um trabalho de conscientização, mostrando a importância da doação de sangue. Aliás, esse é um trabalho interno de fazemos de forma constante. Até porque nosso Hospital, assim como muitos outros, depende do Hemopa para disponibilizar sangue aos nossos pacientes”, ressalta o comandante.

Por dia, são esperados 80 marinheiros.

A gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, explica que o hemocentro mantém parceria com diversas instituições e grupos solidários. Para ela, “são pessoas que realmente nos ajudam a mobilizar grande quantidade de voluntários. E estamos sempre em buscas de novos parceiros”.

Um exemplo desse trabalho pôde ser visto ainda nesta terça-feira, durante a realização da palestra de sensibilização para alunos técnicos de enfermagem e farmácia da Enfertec Cursos Profissionalizantes. A iniciativa contou com a participação de mais de 100 estudantes. “Eles serão multiplicadores do que irão aprender aqui, seja em casa, no trabalho e até por rede social. Muitos deles, inclusive, doaram sangue após a palestra”, evidencia Juciara.

Alunos da Enfertec participam de palestra de sensibilização.

Campanha: Com o tema “Quem doa sangue tem amor no coração”, a Campanha de Carnaval do Hemopa segue até sexta-feira, dia 9, em toda a hemorrede paraense, com o objetivo de restaurar o estoque de sangue da Fundação. Somente nos dois primeiros dias da ação (sábado e segunda) em Belém, houve o comparecimento de 671 candidatos à doação.

Comandante Farias recebe a camisa da Campanha de Carnaval das mãos de Juciara Farias.

Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. O Hemopa fica a travessa Padre Eutíquio, número 2109, bairro de Batista Campos.

Em Belém, as doações podem ser feitas na Estação de Coleta Castanheira, que fica no Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações: 3110-6500 / 08002808118.