Medicamento Hidroxiuréia

Text_2

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) esclarece que a aquisição do medicamento Hidroxiuréia é feita pelo Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) que distribui às unidades dispensadoras, entre elas a Fundação Hemopa.

O medicamento é prescrito para o tratamento de várias patologias, entre elas a doença falciforme. Atualmente, em média, 120 pacientes do Hemopa fazem a utilização do Hidroxiuréia, mas o estoque da instituição está sem o medicamento desde a segunda quinzena de outubro deste ano.

A doença falciforme é genética e se caracteriza por hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) anormais que, por serem pouco maleáveis, causam obstrução nos vasos sanguíneos. Uma anemia profunda surge porque essas células defeituosas têm uma vida muito curta e a medula não consegue reproduzir células tão rapidamente para compensar essa rápida eliminação.

O Hidroxiuréia reduz os sintomas da doença falciforme, como as dores nas articulações, a anemia e, consequentemente, a necessidade de transfusões sanguíneas. Enquanto o medicamento não é disponibilizado ao Hemopa, os pacientes recebem assistência médica diária e integral. Havendo necessidade, após avaliação médica, tais pacientes receberão transfusão de sangue.