Muita emoção na cerimônia de homenagem aos doadores fenotipados do Hemopa

Motivos para comemorar não faltam neste mês dedicado ao doador de sangue. O Instituto Áster marcou presença no Hemopa com uma caravana de mais de 30 pessoas para fazer a doação de sangue. “Estamos completando 7 anos de história e é uma satisfação muito grande festejar aqui no Hemopa, porque sabemos que a doação de sangue é importantíssima para nossas crianças que precisam constantemente. As doações reduziram bastante por causa dessa época em que vivemos e nós temos que retomar o ritmo”, disse Gisele Brito, farmacêutica e uma das coordenadoras do Instituto, organização sem fins lucrativos que se dedica a ajudar voluntariamente crianças e adolescentes, de vários municípios do Pará e até mesmo de fora do estado, em tratamento oncológico em Belém/PA.

Caravana Instituto Àster

A Fundação Hemopa convidou os doadores fenotipados para uma homenagem especial na sede do Hemopa, neste último sábado em Belém. O presidente da Fundação, Paulo Bezerra, agradeceu o empenho destes doadores especiais. “Só temos motivos para agradecer a cada um de vocês que nos ajudam a cumprir com essa missão de salvar vidas. Os nossos pacientes dependem de transfusões todos os dias para lutar pela vida e vocês são os responsáveis por isso. Vocês salvam vidas!”, disse Paulo, emocionado.

Presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, agradecendo aos doadores.

O encontro foi no Auditório Osvaldo Bellarmino e contou também com a presença de pacientes que receberam ou ainda recebem transfusões. A emoção foi inevitável após cada depoimento de paciente. Sandro Ferreira, cirurgião dentista e doador de sangue há mais de 20 anos, não conseguiu segurar as lágrimas. “Eu ajudo e nunca imagino a história de quem vai receber esse sangue. Mas neste dia me emocionei demais ao ouvir as histórias dos pacientes. E o ponto alto foi quando eu recebi a cartinha, me emocionei bastante. Era de uma mãe, que tem uma filha com o mesmo nome que a minha. Mexeu bastante comigo”, disse o cirurgião dentista que revelou ter deixado de ir trabalhar no consultório para estar presente neste momento.

Sandro Ferreira

As cartinhas de pacientes também são presentes especiais para os doadores. Crianças, jovens e adultos, escreveram e desenharam em folhas de papel para demonstrar gratidão pelo ato de doar sangue. Durante os dias, as cartas serão distribuídas aleatoriamente aos doadores voluntários do Hemopa.

E a homenagem não parou por aí. Nilson Chaves e Mariza Black também estiveram presentes e cantaram para os doadores voluntários.

A doação de sangue é um gesto de solidariedade que só depende de cada cidadão saudável. Uma bolsa de sangue doada pode beneficiar até quatro pacientes.

Para doar é simples. Os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

Nilson Chaves compartilhou o sentimento de gratidão aos doadores.
Mariza Black e sua banda deixaram o clima mais festivo.

A Fundação Hemopa está presente em 9 municípios do Pará. Clique aqui e veja qual a mais próxima de você. Doe sangue. Salve Vidas