Novos critérios para doação de sangue para quem teve Covid-19

Text_2

O Ministério da Saúde divulgou novos critérios para doar sangue direcionados aos cidadãos que tiveram Covid-19.

Diminuiu de 30 para 10 dias o período de espera para quem teve Covid-19 poder doar sangue. Mas atenção, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a Covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros.

E para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação.

É importante lembrar também para quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h.

Como doar sangue

A Fundação Hemopa está presente em 9 municípios paraenses e, em todas, os estoques estão no limite do atendimento à rede hospitalar. A presença de doadores nas unidades de coleta é a esperança para o atendimento transfusional de pacientes que lutam pela vida.

Quem estiver saudável, pesando mais de 50kg, basta ir até a unidade de coleta mais próxima para cumprir com este gesto solidário. Lembrando que precisa ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal) e a carteira de identificação original com foto é indispensável, podendo ser RG, Carteira de Trabalho, Passaporte ou CNH.

Clique aqui e veja qual unidade do Hemopa está mais próxima de você. Qualquer dúvida, só ligar para Ouvidoria no 0800 280 8118.