Ophir Loyola realiza curso sobre assistência de enfermagem em hemoterapia

Text_2

Qualificações mensais garantem habilidade, agilidade e maior segurança na transfusão de hemocomponentes

A Agência Transfusional do Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou, nesta sexta-feira (25), o curso de assistência de enfermagem na administração de hemocomponentes. O evento voltado para equipes de enfermagem e multiprofissionais da Casa de Saúde busca qualificar ao menos 30 servidores por edição mensal. A qualificação conta com o apoio do serviço social da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Pará (Hemopa) e da Gerência de Risco do HOL.

Nos eventos educativos mensais, que seguem até dezembro, são abordados temas como: a assistência de enfermagem em hemoterapia; a transfusão de hemocomponentes; a hemovigilância; a reação transfusional; a soroconversão; e a formação de captadores. A certificação de todas as edições é assegurada pela Divisão de Educação Continuada, da Diretoria de Ensino Pesquisa (DEP).

O treinamento interno convida o profissional a atuar observando todo o fluxo de transfusão. “Existem alguns parâmetros que analisamos na hemovigilância e, a partir de dados, focamos as abordagens na educação continuada. A capacitação surge, então, dessa necessidade. É importante que todos observem a transfusão do hemocomponente, desde o recebimento, a instalação, até a fase final”, explica a enfermeira da Agência Transfusional do HOL, Leonice Assunção. 

“O conteúdo do curso promove qualificação dos funcionários para a hemotransfusão segura, reduzindo riscos ao paciente. Nesses eventos, os servidores terão conhecimento acerca dos fluxos existentes para a administração do sangue, desde o momento em que há a prescrição até o momento da transfusão. É a garantia de maior habilidade, agilidade e segurança tanto para quem vai transfundir, quanto para quem receberá a doação de sangue”, explica a coordenadora do Centro de Suporte de Enfermagem (CSE), Eliete Morais.

A qualificação envolve orientações sobre a administração de hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas), mas também a conscientização sobre a importância de se tornar doador voluntário periódico. Segundo a enfermeira Leonice Assunção, da Agência Transfusional do HOL, eventos como esse fortalecem o engajamento na formação de campanhas de doação. Para ela, a Educação Continuada com os profissionais de assistência permite a disseminação de formação de captadores de doações. “Enfermeiros, técnicos em enfermagem e equipe multiprofissional, pois também atuamos na formação de captadores. A formação de captadores abrange a todos e não somente uma classe”, pondera.

Programação – O encontro inaugural ocorreu no auditório da radioterapia, das 9h às 11h. O horário deve permanecer o mesmo para as edições de 29 de abril, 27 de maio, 24 de junho, 26 de agosto, 23 de setembro, 21 de outubro, 25 de novembro e 09 de dezembro. São disponibilizadas 30 vagas por evento.

Texto por Ellysson Ramos (Ascom HOL)