Os jovens são os doadores do futuro

Sara Fabiane, 18 anos.

Foi com lágrimas nos olhos que Sara Fabiane entrou na sala de coleta de sangue do Hemopa Regional de Santarém. “É uma enorme gratidão pra mim. Por duas vezes vim doar e não alcancei o peso. E desta vez deu certo. Quando entrei na sala de coleta fiquei toda arrepiada por saber que o meu sangue vai poder ajudar a salvar outras vidas”, contou a jovem de 18 anos. Essa foi a primeira doação dela e da amiga Milena Santana, também de 18 anos.

Assim como as amigas Sara e Milena, é cada vez mais frequente a presença de jovens na causa da doação de sangue. No mês de julho, o Hemocentro Regional de Santarém recebeu 762 voluntários à doação. Desses, 40% corresponde a jovens que têm entre 16 e 29 anos.

A Fundação Hemopa também faz o trabalho de conscientização de crianças e jovens quanto à causa da doação de sangue por meio do projeto ‘Doador do Futuro’. Em parceria com escolas de ensino fundamental e médio, as equipes de captação de doadores realizam palestras, rodas de conversa e visitação guiada no Hemocentro (Hemotur) para apresentar às crianças e jovens como funciona o ciclo do sangue e a importância do papel social e humanitário da doação de sangue.

“A gente entende que a doação de sangue precisa ser colocada na sociedade como um estilo de vida. Acaba faltando sangue nos Hemocentros porque as pessoas não discutem a doação nas escolas e nem no âmbito familiar. E desde que a gente conseguiu desenvolver este projeto nas escolas, o nosso estoque começou a melhorar aqui em Santarém”, ressaltou a assistente social, Telma Suenne.

Desde o início do ano já foram realizadas 12 ações de educação em saúde. Mesmo diante do cenário de pandemia, o Hemopa Santarém procurou alternativas para continuar com a mobilização via internet.

Milena, amiga de Sara Fabiane, também realizou a primeira doação aos 18 anos.

“Não podemos parar. Fizemos o Hemotur online, palestras por vídeos com a equipe multiprofissional, ou seja, continuamos com a educação em saúde em parceria com as instituições. É muito gratificante ver o jovem que alcança a idade para doar vir ao Hemopa por vontade própria”.

Critérios para ser um doador de sangue

Pessoas a partir de 16 anos já podem doar sangue e a idade máxima é de 69 anos. Além disso, devem pesar mais 50kg, estar bem de saúde e alimentado no dia da doação. E claro, o jovem entre 16 e 17 anos não pode esquecer de ir acompanhado de um responsável legal para assinar a autorização de doador voluntário de sangue. O responsável e o voluntário devem estar com um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte). Carteiras de meia passagem ou de estudante não são aceitas.

É importante ressaltar que tatuagens e piercings inabilitam a doação por 1 ano. Portanto, antes de fazer a próxima tatoo ou colocar mais um brinco, faça a sua doação de sangue. E também não pode ter ingerido bebida alcoólica em menos de 24 horas.

O Hemocentro de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: (93) 3524-7550.