Parcerias ajudam Fundação Hemopa a coletar mais de 600 bolsas de sangue em quatro dias

Text_2

Caravanas Solidárias, como a do Hospital Galileu, são essenciais para manter o estoque de sangue que atende pacientes em todas as regiões

Caravanas Solidárias, como a do Hospital Galileu, são essenciais para manter o estoque de sangue que atende pacientes em todas as regiões

Entre os dias 12 e 15 deste mês, a Fundação Hemopa coletou 622 bolsas de sangue, que beneficiarão 2.490 pacientes internados na rede hospitalar do Estado. As doações ocorreram em ações internas e externas realizadas em Belém (Região Metropolitana), Santarém (Oeste), Marabá (Sudeste) e Altamira (Oeste) com a finalidade de manter a regularidade do estoque de sangue.

Em Belém, na sede da Fundação Hemopa e na Unidade de Coleta Castanheira, foram coletadas 369 bolsas de sangue, que ajudarão 1.476 pacientes. Já no Hemocentro de Marabá foram coletadas 203 bolsas de sangue, para beneficiar 812 pacientes. No Hemonúcleo de Abaetetuba, 34 doações voluntárias de sangue foram efetivadas, e serão destinadas a 136 pessoas, enquanto no Hemonúcleo de Altamira foram coletadas 16 bolsas de sangue, que ajudarão 64 pacientes.

Caravana – Nesta quarta-feira (16), a sede do Hemopa, no bairro Batista Campos, recebeu a Caravana do Hospital Galileu, que participa da Gincana Solidária, dentro da programação em homenagem ao dia do doador voluntário de sangue – 25 de Novembro. A campanha “Na Copa da Vida, todos os doadores são campeões”, prossegue até o dia 30 de novembro.

Entre os voluntários do “Galileu” estava Ari de Jesus Carvalho da Costa, 51 anos, que trabalha como técnico em Laboratório no hospital. “Mais uma vez estamos presentes nessa missão de salvar vidas através de doação de sangue, em parceria com a hemorrede estadual. Somos um hospital que faz cirurgias constantemente, e sempre há necessidade de abastecermos o estoque da Fundação Hemopa para atender as demandas do Estado. Que todas as pessoas que nunca doaram possam começar a praticar esse ato de solidariedade”, disse o doador.

Sua colega de trabalho, Jéssica de Lima Medeiros, 31 anos, assistente de Treinamento e Desenvolvimento, também aderiu à Caravana Solidária. “Fazer parte desta parceria é um ato de amor. Estamos doando vida para quem depende da solidariedade do próximo. Eu vou sempre estar presente quando puder para doar”, garantiu.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu as doações e disse que “as parcerias são essenciais para a saúde pública de nossa população. Estamos em campanha em homenagem ao doador de sangue até o final deste mês. Estamos de braços abertos para receber o voluntariado do Pará”.

Para doar sangue é preciso:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 h anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Quem teve a Covid-19 pode doar sangue após 10 dias da cura da doença.

COLETA EM BELÉM

Hemocentro Belém – Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18 h, e no sábado, das 07h30 às 17 h. Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta Castanheira – Rodovia BR-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18 h. Sábados, das 07h30 às 17 h. Domingos, das 08 às 15 h. Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta no Shopping Pátio Belém – Travessa Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos – Estação Cidadania, 1º Piso. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30.