Parcerias incentivam doação de sangue em Tailândia

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e a empresa Agroplama, no município de Tailândia, no nordeste do Pará, celebraram uma parceria que já deu frutos com a realização de campanha externa de doação de sangue, nos dias 26 e 27. A ação resultou em 400 coletas, que vão ajudar a salvar cerca de 1.600 pessoas. A ação contou com o voluntariado dos colaboradores, familiares, comunidade e candidatos encaminhados pela direção do Hospital Geral de Tailândia (HGT).

O clima nos dois dias de coleta no ambulatório da Agropalma era de solidariedade e descontração. As coletas efetivadas vão contribuir para o reforço do estoque estratégico do hemocentro que abastece a rede hospitalar do estado, que atualmente é composta por mais de 200 hospitais de baixa, média e alta complexidade.

Diante do cumprimento de 100% da meta de coleta estabelecida entre as duas instituições, a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, agradece e parabeniza a direção da empresa, bem como seus colaboradores e a comunidade em geral pela iniciativa. “O Hemopa sente-se honrado com essa mais nova parceria, por meio desse gesto voluntário da doação de sangue. Já estamos aguardando a próxima campanha em 2018”, destacou.

A coordenadora do Departamento de Medicina do Trabalho da Agropalma, a médica Leila Furtado, agradeceu o empenho das duas equipes envolvidas na campanha. “Tudo foi elogiado. Não houve reclamação alguma. Só sobrou muita gente querendo doar e, assim, esperamos a próxima campanha. Estou muito orgulhosa do resultado final da ação”.

O diretor executivo do Hospital Geral de Tailândia, José Neto, doador há mais de 10 anos, também contribuiu com a campanha. “Temos que nos unir nessa causa tão nobre e importante para melhoria da saúde pública em favor da população”.

Carlos Alberto Santarém, gerente geral da Agropalma, agradeceu a participação de todos e chamou atenção para que qualquer pessoa, um dia, pode precisar de uma transfusão de sangue, despertando a importância da solidariedade.

Podem doar sangue: pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações: 08002808118 e 31106500.