Projeto Doador do Futuro apresenta bons resultados em Santarém

No município de Santarém, oeste paraense, a equipe do Hemocentro Regional está trabalhando o projeto “Doador do Futuro” nas escolas públicas e privadas do município. A intenção é despertar nas crianças e adolescentes, a importância doação voluntária de sangue e ainda mobilizar os pais dos alunos para efetuarem a coleta.

“A nossa equipe apresenta aos estudantes todo o ciclo do sangue e como cada um pode ser essencial no processo de salvar vidas. E eles levam esse ensinamento para dentro de casa. E acreditamos que quando eles tiverem idade para serem doadores voluntario, com certeza, serão”, ressaltou Suanne Santos, assistente social do Hemocentro Regional de Santarém.

Recepção lotada do Hospital Regional de Santarém, parceiro do Hemocentro.

E a ação surtiu resultados positivos. Em parceria com o Hospital Regional de Santarém, que cedeu o espaço para montar um posto de coleta, muitos pais compareceram para fazer o ato de generosidade. Nos dias 5 e 6 de novembro,  foram registrados 137 comparecimentos e coletas 104 bolsas de sangue, superando a meta inicial que era coletar 90 bolsas. Cada bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pacientes adultos e 8 infantis. Isso quer dizer que a ação realizada salvará mais de 400 pacientes.

As parcerias são essenciais para abastecer o estoque de sangue do Hemocentro de Santarém. A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), está comemorando 10 anos de criação e quem ganha o presente são os pacientes que precisam de sangue. Professores, universitários e funcionários do administrativo da Universidade compareceram ao Hemocentro para fazer a doação de sangue.

Equipe UFOPA na doação de sangue.

“Precisamos sempre das parcerias para manter nosso estoque abastecido, com capacidade para atender a nossa rede hospitalar. Só podemos agradecer à todos que se sensibilizaram com os nossos chamados e compareceram ao Hemopa Santarém. Este ato de amor é muito importante para quem espera por uma transfusão”, disse Suanne Santos.

Doadores voluntários ajudando a abastecer o estoque de sangue do Hemopa Santarém.

Quem pode ser um doador

Para ser doador de sangue, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde.

Basta o cidadão comparecer ao posto de coleta com um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). Após o cadastro, o doador voluntário vai passar pelo processo de triagem e se estiver apto a doar, a coleta de sangue dura em média seis minutos.

Para mais informações sobre a doação de sangue é só ligar para (93) 3524 7550.