Rancho faz arrastão solidário pela doação de sangue no Hemopa

Text_2

É possível juntar folia e solidariedade? É sim. E a prova disso é que neste sábado, dia 20, o Grêmio Recreativo Beneficente Jurunense “Rancho não Posso me Amofiná” vai promover um verdadeiro carnaval na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Tudo para chamar a atenção para a importância da doação de sangue. Qualquer pessoa pode participar da programação.

Segundo o diretor de comunicação do Rancho, Rodrigo Monteiro, a agremiação vai fazer um arrastão carnavalesco dentro da Fundação.  “Vai ter bateria show, mestre sala e porta bandeira, passistas, porta estandarte. Ou seja, Vamos levar ao Hemopa um pouco do que as pessoas verão no desfile do dia 3, do samba-enredo às fantasias. Mas não vamos apenas fazer uma festa, também estamos convocando a comunidade do Jurunas para doar sangue”, evidencia Rodrigo.

O presidente do Rancho, Fernando Guga, ressalta que os foliões não devem esquecer de contribuir para a causa. “Carnaval é sinônimo de alegria e de solidariedade. Dá para viajar, se divertir e ainda reservar um momento para doar sangue. Não podemos esquecer de fazer nossa contribuição e ajudar as pessoas”.

A gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, explica que desde o final do ano passado, o número de comparecimento de doadores tem diminuído de forma constante, o que deixa a instituição em alerta. “É responsabilidade de todos estimular a doação de sangue. Essas parcerias são fundamentais para a manutenção do nosso estoque e garantir o abastecimento dos hospitais”.

Juciara afirma ainda que o Rancho é um parceiro constante em ações de responsabilidade social. “O Rancho está sempre aberto às nossas mobilizações, sempre atendendo aos nossos chamados. Nossa parceria já existe há alguns anos e eles constantemente promovem a doação de sangue, inclusive por meio de samba”.

Nesse momento de folia há apenas um alerta: um dos critérios básicos para que um candidato consiga efetivar sua doação de sangue é não consumir bebida alcoólica nas 24 horas antes da doação. “Esse é um dos requisitos que garante a qualidade do sangue transfundido e possibilita o real benefício para a pessoa que vai recebê-lo”, ratifica Juciara.

Campanha de Carnaval: A festa promovida pelo Rancho nesse sábado marca o início da programação da Campanha de Carnaval da Fundação Hemopa em Belém. Intitulada “Quem doa sangue tem amor no coração”, a ação será de 3 a 9 de fevereiro e vai contar com lanche especial aos doadores.

Na abertura, dia 3, já confirmado show de Gigi Furtado, Mano Ió, D. Sandra, Sambloco e Jorginho Gomez, apresentações de Keyla Barros e Top Ritmos e customização das camisas da campanha recebidas pelos doadores.

Serviço: O arrastão carnavalesco promovido pelo Rancho na Fundação Hemopa será dia 20 de janeiro, a partir das 9h30, no hemocentro coordenador que fica a travessa Padre Eutíquio, número 2109, bairro de Batista Campos. Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto.