Rede Globo lança campanha nacional de doação de sangue no Pará junto com a Tv Liberal

Nesta sexta-feira, 2, a Rede Globo lançou a campanha #CorrenteSobPressão, em todo Brasil, com o intuito de estimular a doação voluntária de sangue e contribuir para regularidade do estoque na hemorrede brasileira. A ação se estenderá até o dia 9. Essa mobilização foi inspirada na quarta temporada da série Sob Pressão, que se passa em um hospital público e, no episódio de ontem (01/9), mostrou o cotidiano de dificuldades da doação de sangue para atendimento transfusional dos pacientes internados no fictício Hospital Edith de Magalhães, no Rio de Janeiro.

Paralelamente, no Pará, a Tv Liberal protagonizou uma ação solidária denominada de “Dia D da Doação” com a participação de colaboradores da empresa que deram exemplo de amor ao próximo com a doação de sangue, por meio do projeto Caravana Solidária que transporta grupos de voluntários até o hemocentro e depois retorna ao local de origem.

Entre o grupo de voluntários, a coordenadora de Gestão de Pessoas da Tv Liberal, Ana Maura Nobre Lopes, que é  doadora há cerca de 10 anos, e repetiu esse ato solidário dando exemplo do episódio Sob Pressão e salvou vidas na vida real. “Essas campanhas são sempre muito louváveis porque salvam vidas. Isso é muito gratificante. A gente precisa ajudar para que os hemocentros sempre estejam abastecidos para que possamos ajudar, cada vez mais, as pessoas que necessitam de transfusão para sobreviver”, destacou ela que tem sangue do tipo O positivo.

Para a coordenadora de eventos, web e relacionamento com os telespectadores da Tv Liberal, Tathyana Cardoso, essa é mais uma parceria com a Fundação Hemopa com o intuito de reforçar o estoque de sangue na hemorrede paraense, frente ao cenário da pandemia, associado  a existência de outras doenças e pessoas que precisam de transfusão.

“A necessidade transfusional é uma constante em hospitais e clínicas de todas as complexidades da assistência. A doação além de salvar é um ato de cidadania. A dação de sangue é uma prática que deve ser mantida na agenda como programam academia, eventos. Isso é muito importante”, observou ao destacar a importância do mote da campanha da Globo que aborda a situação da saúde pública no Brasil, através da série Sob Pressão.

Conhecido repórter da Tv Liberal, o jornalista Carlos Brito, também é conhecido na área da hemoterapia por ser um assíduo doador de sangue reg e um incentivador da causa, inclusive em suas redes sociais. Nesta sexta-feira, estava à frente da cobertura do lançamento da campanha, na sede da Fundação Hemopa, onde, novamente, realizou mais uma doação de sangue e seguiu salvando vidas.

Jornalistas da TV Liberal reforçando a corrente do bem.

“A sensação é muito mais de gratidão em ter saúde e o privilegio  de aproveitar essa qualidade de vida e dor sem pensar a quem. Acho que  é  um ótimo exercício de empatia, a pandemia tá ai para mostrar isso. O mundo precisa do bem. Saber que estamos contribuindo para salvar, nos deixa aliviados e gratos”.

Com a mesma sensação, seu colega de trabalho, o repórter Luciano Cunz,  considera essa ação de fundamental importância fazer parte dessa corretente do bem  para salvar vidas. “Se cada um fizer a sua parte a gente vai colaborar com uma sociedade mais empática, justa e humana, principalmente nesse período de pandemia. É preciso dedicar um pouquinho do nosso tempo para vir até o Hemopa ou em uma das unidades espalhados pelo Pará para ajudar a salvar a vida de alguém”, comentou o jornalista que já é doador de sangue e repetiu esse gesto solidário na campanha da Globo. Ele prometeu voltar a doar regularmente.

Diante da demonstração de solidariedade da campanha #correntesobpressão, o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, agradece o fortalecimento dessa parceria que já existe há tempo. “É uma ação para estimular a doação de sangue no Pará. Isso é muito importante para que posamos incentivar sempre esse gesto solidário junto aos hemocentros para salvar vidas, diariamente, e atender as demandas transfusionais do Pará. Essa parcercia com a Globo e Tv Liberal contribui para divulgação desse belo gesto, assim como as demais parceria com instituições públicas e privadas. Obrigada a todos que colaboram diretamente e indiretamente para a promoção da doação de sangue”.

A campanha nacional se estenderá até o dia 9 deste mês, envolve todas as 11 unidades de coletas do Hemopa no Pará: Em Belém, na sede do hemocentro, na Unidade de Coleta Castanheira e a Unidade de Coleta Pátio Belém; Hemocentros Regionais em Castanhal, Marabá e Santarém; e nos Hemonúcleos em Altamira, Tucuruí, Abaetetuba, Capanema, Redenção e Tucuruí.

Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

Mais informações podem ser obtidas nos telefone: 0800 2808118, de segunda a sábado, de 8h às 17h.