Resultado de exames pela internet

Text_2

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) reduziu significativamente o tempo de entrega de resultados de exames, efetuados por ocasião da doação de sangue, de 30 dias para cinco dias úteis, através do site do hemocentro na aba de exames,  permanecendo a informação por 60 dias. Reestruturação do serviço melhorou ainda mais o atendimento aos doadores de sangue.

A Gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, informa ainda que, aquelas pessoas que, por algum motivo não têm acesso a internet, há ainda tem a opção de obter o resultado dos exames de forma presencial também em cinco dias úteis (a partir do dia da coleta de sangue), na sede do hemocentro, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e  aos sábados, de 7h30 às 17h; no serviço de Coleta Pátio Belém, de 10h às 17h; e no serviço de Coleta Castanheira, de 7h30 às 18h.

Luis Fernando Vila Real Santos, 36, Corretor de Imóveis, B+, doador de sangue há mais de uma década, comemorou a resolução da Fundação Hemopa. “Sempre peguei o resultado, presencialmente, após 30 dias. Mas, agora com apenas cinco dias 5 dias após a doação, vai facilitar para todo mundo. Antes demorava demais. E com essa medida será mais rápido. No meio virtual também será em cinco dias úteis. Irei experimentar pegar o meu resultado on-line”.

Luis Fernando Vila Real Santos

Doação de sangue regular– Sempre pensando no abastecimento de transfusão da rede hospitalar do Estado, Juciara Farias, aproveita a oportunidade para lembrar a importância da doação de sangue regular. “A doação de sangue é um ato solidário realizado de maneira rápida, fácil e segura”, afirma ao explicar que para doar, o candidato à doação deve comparecer ao Hemopa sede e outros postos de coleta, munido do  documento original, com foto e assinatura, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS).

A médica hemoterapeuta do Hemopa, Paula Amarantes, observa que, antes de cada doação, o voluntário passa por uma avaliação clínica para verificar se está apto para realizar a doação naquele dia. “Entre os critérios básicos que o doador precisa atender no dia da doação, destacamos: Ter idade entre 16 e 69 anos. Menor 18 anos precisa estar acompanhado de seu responsável legal. Se o voluntário tiver a partir de 60 anos, precisa já ter doado pelo menos uma vez. O candidato deve  pesar no mínimo 50kg; ter descansado/dormido, por pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas e, muito importante, estar alimentado, evitando alimentos gordurosos”.

Clique aqui e veja o resultado do seu exame.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém, que funciona de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.