‘Salvando Vidas por Amor’ – um projeto que mobiliza novos doadores de sangue em Tucuruí

Text_2

Moradora do distrito de Maracajá, em Tucuruí, Silmara Silva é doadora de sangue desde 2014. Há dois decidiu mobilizar a comunidade para ampliar esta corrente solidária e criou o grupo ‘Salvando Vidas por Amor’ que reúne parentes e amigos, pelo menos, duas vezes ao ano, para doar sangue.

Silmara Silva, 25 anos.

“O Hemopa de Tucuruí fica distante de onde moramos, mas sempre estou fazendo o máximo pra mobilização das pessoas pra chegar. O sentimento de todos nós que fazemos esforço para realizar as doações de sangue é de paz interior e gratidão porque sabemos a importância de que isso tem para aqueles que se encontra no leito de hospital”, destacou a assistente administrativa.

O Hemopa Tucuruí atende a região do lago, abrangendo os municípios de Breu Branco, Goianesia do Pará, Novo Repartimento, Pacajá, além do próprio município de Tucuruí. A necessidade de sangue é constante para o atendimento transfusinal da rede hospitalar e ações de grupos voluntários como o de Silmara são essenciais para abastecer o estoque.

“A doação de sangue deve ser um sentimento pessoal do indivíduo em querer ajudar ao próximo, à salvar vidas. E as caravanas solidárias nos mostram o quanto é importante a união das pessoas em prol da sociedade. Todos os dias, trabalhamos na sensibilização de grupos para vir ao Hemopa e fazer uma simples doação de esperança”, destacou Lucilene Awuime, assistente social do Hemonúcleo de Tucuruí.

Esta foi a quarta vez que o grupo ‘Salvando Vidas por Amor’ se reuniu para fazer a doação de sangue no Hemopa Tucuruí. “Meu recado para as pessoa é que nunca espere alguém da família ou amigo para ser um doador de esperança. Faça sua parte, pois todos os dias tem alguém que você não conhece precisando”, ressaltou Silmara, fazendo o seu papel de captadora voluntária de doadores de sangue.

O Hemonúcleo de Tucuruí está aberto ao público de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. A unidade fica na Avenida Veridiano Cardoso, S/N, BR 422 (Santa Mônica). Para mais informações é só ligar (94) 98415-9006.

Salvando Vidas Por Amor

Para ser um doador

  • Precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem já teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar, e quem manteve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.