Servidores da Secretaria Regional de Governo participam de gincana do Hemopa

O sábado (12) foi dia de salvar vidas para servidores da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará que participaram da Gincana “Instituição Cidadã: todos doando sangue”, promovida pela Fundação Hemopa, em Marabá, sudeste do estado. A gincana segue até o dia 22 e tem como objetivo fomentar a importância da doação de sangue entre os servidores do governo do estado, a fim de suprir o estoque.

O responsável técnico pelo Hemopa Marabá, médico clínico geral Fernando Monteiro, afirma que as campanhas são muito bem-vindas, uma vez que, a maior dificuldade do Hemopa é despertar nas pessoas a importância da doação de sangue. “Ainda existem pessoas que não sabem que podem doar sangue. Uma simples doação salva várias vidas, quando você doa o sangue, o que chamamos de sangue total, aquele sangue vai atender vários pacientes, e é um produto imprescindível, porque nada substitui o sangue”, explicou o médico.

A iniciativa ocorre anualmente em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, no dia 25 de novembro. “Embora para nós todo dia seja o dia do doador, que é nosso grande herói, nosso trabalho só acontece graças à doação de sangue. A campanha incentiva pessoas que nunca doaram e através dessas iniciativas conseguimos atender nossa demanda, que é relativamente grande. O Hemopa Marabá não atende apenas a demanda local, como também dos 38 municípios que compõem o sul e sudeste do estado. Então, a gente vê com muito bom grado a campanha e estimula que outras surjam, para suprir nossa demanda transfusional”, destaca Fernando Monteiro, acrescentando que a quantidade de servidores do estado é grande e estão sempre dispostos a atitudes que salvam vidas.

Em média, em Marabá, são feitas em torno de 700 transfusões de sangue mensais. O sangue possui validade de 42 dias e por isso deve haver um equilíbrio nas doações, evitando o desperdício.

“Quero agradecer aos voluntários da Secretaria Regional de Governo, por terem comparecido ao Hemocentro de Marabá para esse gesto de solidariedade e ajudar manter o estoque abastecido adequado, para um atendimento transfusional satisfatório, destinado àqueles que estão nos hospitais necessitando de sangue. Agradeço o gesto de amor ao próximo”, conta a gerente regional do Hemopa, Regiane Isaías.

Voluntários –Doadora há mais de um ano, a coordenadora de Saúde da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará Minea Furtado Neves, de 47 anos, acordou cedinho no sábado para doar sangue na Gincana. Ela explica que na Secretaria Regional de Governo já existe uma comitiva de voluntários que trimestralmente realizam doações.

“Nessa Gincana Cidadã, nós participamos no intuito de motivar outros servidores que não são doadores, virem a doar. A doação é insubstituível, nunca você sabe quando vai precisar, pode ser um parente, uma pessoa conhecida. Ao doar sangue, você doa para uma pessoa que você nem conhece, então se torna um ato de amor, que você nem sabe mensurar a importância na tentativa de salvar uma vida”, lembra Minea Furtado.

Para o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, trata-se de uma ação nobre. “É de suma importância essa mobilização na nossa Secretaria, tendo em vista que ela acontece de forma contínua pelos nossos servidores aptos para doação sanguínea. Como forma de apoiar e incentivar a gincana, encaminhamos oito voluntários, que certamente ajudarão a salvar diversas vidas”, frisa João Chamon Neto.

Ao final da Gincana “Instituição Cidadã: todos doando sangue”, o órgão que mais encaminhar doadores será certificada pelo Hemocentro.

O que é necessário para doar?

-Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde,

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável legal),

– Ter mais de 50 kg;

– Estar bem alimentado;

-Ter dormido pelo menos 6h;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação, entre uma doação e outra;

-Ter intervalo de dois meses para homens e três para mulheres, entre uma doação e outra;

– Quem teve Covid deve esperar 10 dias após a cura para doar.

Serviço: O Hemopa está localizado à Rodovia Transamazônica s/nº

Bairro Agrópolis do Incra. Marabá-PA

Funciona de segunda a sexta-feira das 07 às 13h

14/11 e 15/11 (fechados)