Servidores do Hemopa passam por capacitação de primeiros socorros

Text_2

Quarenta servidores da sede da Fundação Hemopa, em Batista Campos, participaram de “Primeiros Socorros”, oferecido pela gestão do hemocentro e organizado pela Assessoria de Gestão de Pessoas (Agesp), no período de 27 a 30 de setembro, com duas turmas de 20 participantes, em turnos alternados entre manhã e tarde. 

A ação de educação em saúde teve o intuito de desenvolver habilidades e competências para reconhecer situações de emergências, aplicando técnicas de atendimento a vítimas de qualquer natureza, visando protegendo a vítima contra maiores danos até a chegada do atendimento especializado.

Duas turmas, com 20 servidores cada, aprenderam as técnicas ensinadas no curso

A capacitação, que envolveu servidores das áreas Administra e Técnica, atende o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO e a Norma Regulamentadora  – NR 7 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Servidores envolvidos na ação organizada pela Assessoria de Gestão de PessoasFoto: Divulgação

Entre os funcionários beneficiados pela capacitação, está o servidor Benilson Mauro de Souza Costa, advogado e procurador Autárquico do Hemopa, que ressaltou a importância do curso para todos. “O curso de primeiros socorros deveria ser obrigatório, inclusive, como requisito pré-admissional dos servidores públicos, haja vista que é o tratamento que deve ser aplicado imediata e provisoriamente a uma vítima de trauma ou doença, fora do ambiente hospitalar, visando evitar o agravamento das lesões ou até mesmo a morte da pessoa, enquanto a equipe médica especializada está a caminho. O curso serve para toda a vida e em todos os ambientes”, ressaltou. Benilson Mauro de Souza Costa (e), advogado e procurador Autárquico do Hemopa, ressaltou a importância do curso.

Benilson Mauro de Souza Costa (e), advogado e procurador Autárquico do Hemopa, ressaltou a importância do curso

De acordo com a pedagoga e assessora da Agesp, Gilda Saldanha, a ação de educação em saúde foi de suma importância para os servidores da Fundação Hemopa. “Isso permitirá que os mesmos conheçam e saibam colocar em prática o suporte básico de vida seja na Fundação ou no seu dia a dia, afinal, muitas situações podem ocorrer e precisamos estar preparados”.

A capacitação foi ministrada pelo fisioterapeuta especialista em Atendimento de Emergência Pré- Hospitalar,  Alan Henrique Almeida; e pelo enfermeiro, Ruan Felicidade, que ministraram o seguinte conteúdo: Identificação de Situações de Emergências, Mal Súbito e Convulsões de Crise  Epilética, Quedas, Entorses e Fraturas;  Obstrução de vias aéreas em adulto e criança, Aspectos básicos de parada cardiovascular respiratória – PCR; Sessão prática de reanimação cardiopulmonar – RCP, em simulador “Boneco de Reanimação”.