Susipe realiza gincana solidária para doação de sangue

Text_2

Com o objetivo de salvar vidas e estimular a solidariedade, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) realiza a I Gincana Solidária de Doação de Sangue. A campanha começou no dia 18 e segue até o próximo dia 27 e é em homenagem ao dia do servidor, comemorado em 28 de outubro.

A campanha “Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos. Doe sangue e valorize a vida” já mobilizou até o momento mais de 20 servidores do órgão, que foram à Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Belém, realizar o ato de solidariedade.

“Essa ação foi uma iniciativa do superintendente da Susipe, coronel Rosinaldo Conceição, para mobilizar os nossos servidores. Durante a campanha o diretor de cada uma das nove diretorias da Superintendência ficará responsável por estimular os servidores da sua área de trabalho a fazer a doação de sangue aqui no Hemopa”, explicou Tatiana Cordeiro de Jesus, da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS).

Susipe realiza a I Gincana Solidária de Doação de Sangue.

No encerramento da campanha serão contabilizadas quantas pessoas cada diretor conseguiu levar até o Hemopa. Além da mobilização de doadores haverá também um concurso de dança e de comidas típicas. O evento será na sede da Susipe, no bairro de Batista Campos.

A servidora Alessandra Rabelo Brito, agente prisional da Susipe, doou sangue pela primeira vez. “Eu tinha muitas dúvidas com relação a doação, de como funcionava o processo e hoje eu pude esclarecer muitas delas e criar coragem para doar”, disse.

O Hemopa envia sangue para todos os hospitais públicos e particulares no Pará. O ideal seria receber cerca de 300 a 350 coletas de sangue por dia. “Nós temos em média a solicitação de 400 bolsas diárias de sangue e aqui no Hemopa temos 280 comparecimentos por dia, mas desses, 35% não são aprovados, então nós recebemos de fato 100 doações diárias, por isso a parceria com a Susipe é tão importante, para mobilizar cada vez mais doadores. Os nossos estoques continuam muito baixos e precisamos muito de mobilizações como essa”, destacou Olinda Campos, assistente social do Hemopa.

Gincana da Susipe tem o objetivo de salvar vidas e estimular a solidariedade da doação de sangue.

A servidora Rosimeire Pamplona Miranda é nutricionista da Susipe e já tem o hábito de fazer a doação. Esta é a terceira vez que ela vai ao Hemopa para ajudar a salvar vidas. “São tantas pessoas que precisam e saber que estamos salvando a vida do próximo com um gesto tão pequeno e tão rápido, é algo inexplicável. Se todos tivessem uma iniciativa como essa, mais vidas poderiam ser salvas. O próximo passo agora é fazer a doação de medula óssea”, revelou.

Para doar sangue, basta ter entre 16 e 69 anos de idade (menores devem estar acompanhados do responsável legal); ter mais de 50kg, estar saudável e portar documento de identificação original e com foto. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço – A sede do Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2109, no bairro de Batista Campos, em Belém. O Hemopa funciona de 7h30 as 18h, nos dias úteis, e de 7h30 as 17h, aos sábados.

Por Timoteo Lopes