Uma carona pode salvar vidas

Text_2

Samila Andrade tem 19 anos e é estudante de informática. Ela mora no bairro de Inussum, em Capanema, que fica bem distante da unidade de coleta de sangue do Hemopa, que fica no bairro São Cristóvão, no início da cidade. Quando Samila recebeu o convite da Carona Solidária, que estava levando voluntários para doar, aproveitou.  “Já era uma  vontade antiga e agora que tive oportunidade, resolvi vir por ser um ato de amor ao próximo”.

Quem desenvolve esse projeto de ‘Carona Solidária’ em Capanema é o Rotaract, um clube de serviços, parceiro do Rotary internacional, que promove ações sociais em Capanema. “Notamos que muitas pessoas não vinham doar por problemas de locomoção, por isso começamos este projeto. Buscando as pessoas e após a doação, levando de volta”, explica  Aretha Mendonça, presidente do Rotaract.

Jackeline na corrente do bem.

O município de Capanema possui quase 70 mil habitantes e até hoje não tem um sistema de transporte público eficiente. Para se locomover a população utiliza taxi, mototaxi, bicicletas e veículos próprios. “Para vir doar, as pessoas gastam em média quatorze reais de transporte, pois não indicamos que venham de bicicleta para não fazer esforço após a doação de sangue. E isso acaba sendo uma barreira para a vinda. Também muitos moradores estão em zona rural, mais um aspecto de dificuldade”, destacou Luiza Santana, assistente social do Hemopa Capanema.

Do bairro 3 de Maio, a Jackeline Correia, de 23 anos, também sempre teve muita vontade de ser doadora de sangue. Um amigo avisou sobre a carona e ela logo se inscreveu.  “Acho um ato muito bonito e agora posso concretizar”.

Ações como esta do Rotaract são necessárias para manter o estoque de sangue abastecido. Esta é a terceira edição da ‘Carona Solidária’ do club que pretende atender cada vez mais pessoas interessadas em se tornarem doadoras de sangue. “

“A gente faz um convite para quem se sentir chamado para doar sangue, quem sentir que deve fazer este ato de amor ao próximo é só entrar em contato com a gente”, ressalta Maria Luana, umas das diretoras do Rotaract Capanema.

Para ser um doador – A pessoa deve se enquadrar nos critérios básicos de ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem já teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar, e quem manteve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o contato.

Importante esclarecer que para quem tomou a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez,  só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.

O Hemonúcleo de Capanema fica na Rodovia BR-308, KM-0, s/n, no bairro São Cristóvão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30. Contato: (91) 98568-3339.