Unidade de coleta em shopping de Belém favorece coleta de sangue na capital

Text_2

Posto em local de grande movimentação estimula a atração de novos doadores para gesto solidário

Para quem pensa que shopping é lugar somente para fazer compras e diversão, em um shopping localizado no bairro de Batista Campos, os visitantes podem também fazer o bem, doando sangue na Unidade de Coleta da Fundação Hemopa, que funciona no espaço da Estação Cidadania, no 1º piso, de segunda sexta-feira, das 10h às 16h, com todo conforto, comodidade, segurança e humanização, no centro de Belém.

É a segunda unidade de coleta na capital paraense que visa contribuir para a manutenção do estoque de bolsas de sangue visando o abastecimento dos hospitais da rede pública e privada do Pará. As doações de sangue, realizadas no local, são encaminhadas para sede do Hemopa, na Batista Campos, onde as bolsas de sangue são processadas, armazenadas, cujos hemocomponentes são distribuídos para transfusão em pacientes que necessitam deste produto para sobreviver e/ou melhorar a qualidade de vida.

Esta semana, a professora Thaís de Nazaré Leite da Encarnação, 41 anos, foi até ao centro de Belém e visitou o shopping Pátio Belém. Ela aproveitou a oportunidade para realizar a sua primeira doação de sangue de 2023.

“Sempre que eu venho para o centro de Belém, realizo a doação espontânea e me sinto muito bem fazendo isso, principalmente, pelo fato de saber que estou ajudando várias pessoas”, conta.

A professora também ressaltou a importância da realização de sorologia no seu sangue. “Além da sensação de salvar vidas, consigo obter resultado dos exames e sempre verifico meu estado de saúde. Eu gostaria muito que as pessoas quebrassem o tabu sobre a doação e viessem salvar mais e mais vidas”, comentou a professora.

Para a assistente social da Unidade de Coleta Pátio Belém, Olinda Campos, o serviço serve para descentralizar a coleta de sangue em Belém. A profissional cita ainda a oportunidade para que os frequentadores do shopping possam visitar a Estação Cidadania e contribuir com a vida, doando sangue.

“Gostaria de convidar todos os visitantes do shopping para doação de sangue. Estamos de braços abertos para receber todos vocês. O espaço é refrigerado, super confortável e está contando com a contribuição de vocês”, disse,  Olinda.

Serviço: A Unidade de Coleta está localizada na Estação Cidadania do Shopping Pátio Belém, e funcion de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 0800 28081, de segunda-feira a sábado, de 8h às 17h.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)