Voluntários percorrem 37km para fazer doação de sangue

Em mais um dia de compromisso marcado com a solidariedade, a caravana de voluntários do município de Mojuí dos Campos embarcou no ônibus, rumo ao Hemocentro Regional de Santarém, nesta última quarta-feira (26). Após cerca de 1h de viagem, o grupo  chegou com disposição para fazer o bem. No total, 48 bolsas de sangue foram doadas.

Jucilene Mendonça dos Santos, 52 anos, é uma das mais antigas doadoras de sangue do município de Mojuí dos Campos. Ela diz que começou a doar porque já passou por uma enfermidade que necessitou de transfusão. “Só quem passou sabe da importância de ter bolsas de sangue em estoque. É muito prazeroso estar bem e ter a possibilidade de ter saúde para doar. Doar sangue é doar vida por um ser humano que está necessitado”, disse a voluntária.

Este movimento acontece desde 2010, em Mojuí dos Campos, município vizinho de Santarém. Moradores se juntam e realizam a viagem para doar sangue. Esta é a 21º edição da campanha. “Cada vez o número de doadores cresce e graças a Deus isso só nos deixa orgulhosos por conseguirmos ajudar ao próximo”, destacou Aurenice Nunes, coordenadora da ação.

As caravanas solidárias são essenciais para ajudar no estoque de sangue das unidades do Hemopa em todo o Pará. Com a ajuda desta de Mojuí dos Campos, o Hemocentro de Santarém conseguiu alcançar o nível satisfatório para atender a demanda hospitalar que é diária e ininterrupta.

A doação de sangue é um ato simples. O cidadão precisa seguir os critérios básicos:

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar mais de 50 kg
  • Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.

O Hemocentro Regional de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é de segunda a sexta, de 7h às 13h.
Contato: (93) 3524-7550.