XIV Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil

Text_2

XIV Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil será realizado de 27 a 29 de agosto de 2018, em Belém do Pará. A Fundação Hemopa apoia a iniciativa.

Apesar dos grandes avanços científicos já obtidos até o momento, a infecção pelo HTLV ainda permanece como um desafio em grande parte do Brasil e do mundo. O HTLV é um agente viral fascinante, que interage com o homem e ocasiona doenças que envolvem especialidades médicas variadas que incluem a neurologia, a hematologia, a oncologia, a oftalmologia, a dermatologia, a pneumologia, a psicologia e a fisioterapia dentre outras. O HTLV tem servido de modelo de interface entre ciências diversas que incluem a virologia, a imunologia humoral e celular, a parasitologia e a epidemiologia.

O Simpósio é um evento que iniciou em 1988 como um encontro de pessoas interessadas no estudo do vírus e se firmou como um encontro que congrega um grande número de brasileiros e estrangeiros interessados em discutir novas abordagens para o melhor entendimento e o controle da infecção pelo HTLV. Em 2018, após 16 anos, será sediado pela segunda vez na região Norte do país.

A região da Amazônia brasileira é especialmente diferenciada por ser uma das grandes áreas endêmicas da infecção pelo HTLV-2 e, particularmente, por abrigar um subtipo molecular desse vírus (o HTLV-2c) que foi originado e descrito na área em questão, em decorrência do isolacionismo das comunidades indígenas que albergaram, mantiveram e posteriormente, disseminaram o vírus às comunidades tri-híbridas da região ou de fora da mesma.

O Brasil é o único país no mundo que mantém não só um grupo extenso de pesquisadores trabalhando ativamente com o HTLV, como também é o único país que promove regularmente, um Simpósio acerca desse vírus, e que já se tornou um evento popular entre a comunidade científica nacional e estrangeira. É esperado que o XIV Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil, continue a ser o grande fórum de discussão sobre o vírus e suas interações com o ser humano, seu único hospedeiro.

www.simposiohtlv.com.br