destaque

Projetos

Os cerca de 14 mil pacientes com doenças hematológicas da Fundação Hemopa podem participar de projetos desenvolvidos pelo Gerência de Serviço Social (GESES) e pela Coordenação de Atendimento Ambulatorial (COAMB). São eles:

PROMOVENDO SAÚDE ATRAVÉS DE ATIVIDADES SÓCIO-CULTURAIS E RECREATIVAS: Tem como objetivo favorecer os aspectos biopsicossociais a partir de atividades culturais e recreativas. Para isso, é realizada a elaboração, planejamento e execução de atividades festivas com destaque para datas comemorativas como Dia das Mães, dos Pais, Quadra Junina e Natal.

SALA DE ESPERA – EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA: Desenvolve ações educativas planejadas e articuladas para a promoção da saúde e da qualidade de vida no espaço da recepção do ambulatório. Enquanto aguarda atendimento, os pacientes e familiares têm acesso à informações diversas, por meio de palestras. É traçado o perfil socioeconômico e cultural dos usuários, a fim da subsidiar essas ações.

VIDA EDUCA: Leva informação em saúde, com orientações sobre as doenças hematológicas aos profissionais da comunidade escolar, visando permitir a instalação e/ou resgate das potencialidades de pessoas para a estimulação de suas habilidades cognitivas, afetivas e sociais.

ESPAÇO BRINCAR – BRINQUEDOTECA: Oferece espaço lúdico e terapêutico que possibilite o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas e psicossociais dos usuários com objetivo de desenvolver atividades de cunho lúdico e terapêutico com utilização de brinquedos educativos, jogos, livros, vídeos e materiais didáticos criativos.

PROJETO REHEDUCA: É uma iniciativa da Associação Paraense de Portadores de Hemofilia e Coagulopatias Hereditárias (ASPAHC), executada em parceria com a Coordenação de Atendimento Ambulatorial (COAMB) do Hemopa. Tem a finalidade de disseminar o conhecimento acerca da hemofilia entre os profissionais da saúde, atuantes na capital e no interior do Pará. Os cursos são ministrados nas Belém, Santarém, Marabá e Ponta de Pedras.