destaque

Redome

Uma rede sólida que facilita o processo de localização de doadores para transplante de medula óssea. Assim funciona o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). No Pará, o responsável por esse cadastramento é a Fundação Hemopa.

Para fazer o cadastro, o voluntário deve comparecer ao hemocentro coordenador, em Belém, ou em um dos hemocentros regionais e portar documento oficial original com foto. A pessoa deve ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não ter nenhuma doença infecciosa ou incapacitante. Será retirada uma pequena amostra do sangue do candidato.

O Redome reúne todos os dados dos voluntários e atua articulado aos cadastros do mundo todo. Ou seja, a busca por doadores para pacientes brasileiros é realizada simultaneamente no Brasil e no exterior. Os bancos internacionais também acessam os dados dos candidatos brasileiros. Para aumentar as chances de localização de um doador compatível, é imprescindível manter o cadastro no Redome atualizado.

Início: Como apoio ao Programa de Transplante do Estado, a Fundação Hemopa implantou, em 2000, o Laboratório de Imunogenética para a realização de exames de histocompatibilidade. O laboratório iniciou suas atividades atendendo pacientes candidatos a transplante renal com doador vivo ou cadáver. Posteriormente, ficou responsável por atender candidatos a transplante de medula óssea.

Mais informações: http://redome.inca.gov.br/medula-ossea/