A unidade móvel de coleta de sangue da Fundação Hemopa estacionou na Universidade Federal do Pará (UFPA), nestas segunda e terça-feira, para atender ao trote solidário dos calouros. O estudante de Ciências Contábeis, Gustavo Silva, 20 anos, aproveitou a oportunidade para realizar a primeira doação. “É uma experiência nova e tenho a sensação de que este ato vai ajudar as pessoas. Estou feliz”, disse.

A arquiteta, Jhully Cost,a já é doadora de sangue desde os 18 anos e como estava na universidade e viu a unidade move,l decidiu fazer essa parada solidária. “Desde quando tive quase uma perda na família por conta de falta de doação de sangue foi o ‘bum’ que nos despertou para a necessidade. Desde os 18 anos para cá não parei mais de doar”.
“O Trote Solidário é uma forma muito interessante de despertar nos jovens esta responsabilidade social com a causa da doação de sangue. Os jovens são nossos futuros doadores de repetição e podem contribuir por mais tempo com o banco de sangue, isso significa muito mais vidas salvas por um gesto que só depende de cada um dos voluntários saudáveis”, destacou Lilian Bouth, assistente social do Hemopa.
A universitária Adriane Lima que está cursando o 6º semestre do curso de Ciências Sociais é mais uma voluntária que entrou para a estatística do Hemopa. Neste trote solidário ela deu início a sua jornada como doadora de sangue. “Estou muito feliz porque sempre quis fazer isso. É como se eu tivesse realizando um sonho”.

Por mais Trotes Solidários – Nesta quarta-feira (16), também terá Trote Solidário na Faculdade Católica, das 8h às 16h. A instituição fica na BR 316, no bairro de Águas Lindas. A expectativa é mobilizar cerca de 120 voluntários.
“Estamos sempre dispostos a atender os chamados das universidades e faculdades para realizar este tipo de trote solidário. Isso nos possibilitar falar e disseminar a importância da doação de sangue para a sociedade”, destacou Juciara Farias, gerente de Captação de Doadores do Hemopa.
Para quem deseja ser parceiro do Hemopa nesta causa, basta ligar para 0800 280 8118 ou 3210-6623/32245048.
