Hemopa recebe candidatas do “Rainha da Rainhas”

Text_2

Uma manhã cercada de aprendizado. Assim foi a quarta-feira, dia 31, para as candidatas ao título de “Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense 2018”. As jovens visitaram a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), instituição responsável pela coordenação da Política Estadual do Sangue, e puderam conhecer um pouco sobre o ciclo do sangue.

As candidatas foram recebidas pela diretora técnica do Hemopa, Ana Luiza Meireles, e também por servidores no auditório da instituição. Após assistirem a um vídeo sobre o trabalho da Fundação, elas puderam conhecer a estrutura e os serviços oferecidos no hemocentro, como os setores de triagem e coleta de sangue.

Para Ana Luiza, a ideia foi sensibilizar as candidatas mostrando a importância da doação de sangue. “É uma honra poder contar com a colaboração de cada uma dessas jovens. Elas ficaram a vontade para tirar dúvidas e visitar a nossa área de coleta. Cada uma delas representa seus clubes, sendo referência pra muita gente. Tudo o que elas viram e ouviram aqui hoje vão levar adiante”, evidencia a diretora.

Pelo terceiro ano consecutivo, as Rainhas do Carnaval Paraense visitaram o hemocentro. “Para nós é uma alegria muito grande estar aqui novamente. O trabalho realizado pela Fundação Hemopa é importantíssimo para o estado. É uma instituição de muito respeito”, relata a coordenada do “Rainha das Rainhas”, Clara Pinto.

A candidata a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (Astcemp), Kauanne Dias, decidiu deixar sua contribuição para o estoque de sangue do Hemopa. “Minha primeira doação foi aos 17 anos. Pessoas próximas de mim precisam de transfusão e sempre soube o quanto esse gesto é necessário”.

A candidata da Astcemp, Kauanne Dias, aproveitou a visita para doar sangue.

Para Kauanne, juntar sua experiência pessoal com o que foi apresentado durante a visita será fundamental para levar informação para outras pessoas. “É a torcida que nos faz estar aqui e lutar para conseguir chegar onde queremos. Precisamos dar um retorno pra eles como agradecimento. Estimular a doação de sangue é uma forma de fazer isso”, finaliza a jovem.

Carnaval: A visita das candidatas ao título de “Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense 2018” antecede a campanha de Carnaval do Hemopa que este ano tem como tema “Quem doa sangue tem amor no coração”. A ação será realizada de  3 a 9 de fevereiro, em Belém. Na abertura, já foi confirmado show de Gigi Furtado, Mano Ió, D. Sandra, Sambloco e Jorginho Gomez, apresentações de Keyla Barros e Top Ritmos e customização das camisas da campanha recebidas pelos doadores.

Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto.