Hemopa e Sesma promovem educação em saúde voltada para vacinação em crianças

Text_2

Iniciativa com a participação de acompanhantes dos pacientes, envolveu a personagem “Maria Gotinha”, peça teatral de fantoches e jogos educativos
A Fundação Hemopa promoveu nova ação de educação em saúde, esta semana, com palestra sobre “A importância da vacinação”, junto aos pais e responsáveis por crianças, em tratamento de doenças hematológicas, e usuárias dos serviços de saúde. A atividade contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). 
A ação foi conduzida pela Gerência Sociopsicopedagógica (GESPP), com a participação de acompanhantes dos pacientes, e teve como ponto alto a presença da personagem “Maria Gotinha” e apresentação da peça teatral de fantoches, voltada para a conscientização da vacinação; além de jogos educativos e interativos às crianças presentes, na ‘Recepção de Pacientes’ e na ‘Sala de Estar’ do hemocentro, em Batista Campos.

Nilza Moreira, 45 anos, veio de Cametá, distante cerca de 300 km da capital paraense, e trouxe a filha, Leandra Braga, de 8 anos de idade, que é paciente hematológica da Fundação Hemopa. Elas participaram, junto com outras crianças, que também recebem assistência no hemocentro, das atividades educacionais e lúdicas promovidas na sede da Fundação.
“Essas atividades educativas são importantes para minha filha, porque além de fazer ela se divertir, repassa conhecimento sobre vacinação. Ela precisa saber o quanto isso é importante, pois a região de onde venho, gostaria que existissem atividades dessa natureza, porque elas fazem diferença para o futuro das nossas crianças”, disse Nilza Moreira.
A pedagoga da Fundação Hemopa, Joyce Cunha, destacou a importância do projeto “Sala de Espera” em parceria com a equipe de educação em saúde da Sesma para a qualidade vida dos pacientes, assistidos pela instituição. “Nossa parceria é de muitos anos, nos unimos para realizar este importante trabalho de conscientização para educar nossos pacientes para prevenção às infecções, às doenças crônicas, entre outras”.
A profissional ressaltou ainda que o Hemopa tem a função importante no cenário da saúde pública no Pará. “Nossa equipe está sempre atenta e com a finalidade de fazer essa associação e promover a educação conscientização e preparar essas crianças para um futuro no qual elas saberão  como prevenir as doenças”, finalizou Joyce Cunha.

Luiz Gabriel de Paulo, 48, coordenador da equipe da Sesma, falou sobre a importância da parceria com o Hemopa. “A equipe de educação em saúde esta aqui para mostrar a importância da vacina às crianças e também para os adultos que frequentam o Hemopa. Para tanto, oferecemos jogos lúdicos que chamaram a atenção das crianças, além de educá-las para um futuro no qual serão adultos responsáveis para cumprirem com o calendário vacinal. As crianças são o futuro, onde elas também já serão pais e mães”. 

SERVIÇO
A sede do Hemopa fica na avenida Serzêdelo Corrêa com a rua dos Caripunas, no bairro de Batista Campos, em Belém. Mais informações pelo telefone 08002808118.

Com informações de Thays Garcia (estagiária)