Ação de coleta de sangue em Barcarena abastece com mais 380 bolsas o estoque

Andrea e Sidnei Constantini, moradores da Vila dos Cabanos, em Barcarena,  decidiram fazer um programa de casal solidário. “saímos hoje cedo para fazer fisioterapia e depois doar sangue. Porque sangue salva vidas”, destacou Andrea que completou dizendo que ficou muito feliz de ter os serviços do Hemopa na cidade.

Nos dias 30 e 31 de outubro, equipes do Hemocentro de Belém se deslocaram até o município de Barcarena, Nordeste do Pará, com o intuito de realizar a coleta de sangue. A ação foi realizada em parceria com o Hospital São José, que fica na Vila dos Cabanos, e obteve um resultado de 498 comparecimentos. Desses, 380 bolsas foram coletadas e 24 novos voluntários se cadastraram para o Registro Nacional de Doadores de Medula óssea – Redome.

Casal Constantini na programação da solidariedade.

“A gestão do Hemopa é muito acessível a esse tipo de ação itinerante para oportunizar à outros municípios que não têm uma unidade do Hemopa para oferecer o serviço de coleta. Considerando esse período de pandemia só temos a agradecer aos parceiros, Alunorte, Hospital São José, os grupos Ataque Total, Vidas por Vidas e todos que compareceram para estender o braço neste ato consciente de doação ao próximo”, destacou Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa.

Lidiane Osório, assistente social e uma das mobilizadora da Igreja assembleia de Deus, em Barcarena, estava empenhada na missão. “Doar sangue é amor ao próximo. Estamos aqui para ajudar no que for possível: divulgação, mobilização, recepção”.

Cadastro de doadores com segurança e eficiência.

As parcerias com as comunidades, instituições públicas e privadas, escolas e outros grupos são essenciais e ajudam a fortalecer a rede de voluntariado da causa.

“O Hospital São José agradece a parceria com o Hemopa e o Movimento Ataque Total nesta ação solidária de doação de sangue. Sabemos que em Barcarena não temos unidade de coleta de sangue por isso a importância de participar deste evento, é uma oportunidade de fazer a diferença e fazer acontecer”, ressaltou Anderson Coelho, diretor administrativo do Hospital.

Cada bolsa coletada pode salvar até 4 vidas.

Patrícia Pantoja, dona de casa, estava muito animada em realizar a doação de sangue na cidade aonde mora. “As pessoas que têm vontade de doar e não podem ir até Belém para isso agradecem essa vinda aqui em Barcarena. Eu adorei. Quero deixar um apelo para todos: venham doar, sem medo, pois só faz o bem”.

Parceiros da Igreja Adventista sempre presentes.
Projeto ‘Ataque Total’, da Igreja Assembleia de Deus também foi essencial neste trabalho de mobilização. Assim como o Hospital São José que ofereceu toda a estrutura.
Equipe Fundação Hemopa.