Agência transfusional de Ourilândia realiza mais de 100 sessões em um mês de funcionamento

O Pará ampliou em quase 40% o atendimento de transfusão de sangue entre 2019 e 2023

A 16ª Agência Transfusional (AT) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), localizada no Hospital Regional da PA-279 (HRPA 279), em Ourilândia do Norte, realizou mais de 100 transfusões sanguíneas, atendendo cerca de 40 pacientes, durante o primeiro mês de funcionamento desde a entrega, que ocorreu no dia 25 de janeiro.

“Buscamos, cada vez mais, descentralizar o nosso atendimento, justamente para chegar mais perto da população que necessita de algum tipo de tratamento que requer transfusão sanguínea. Essa é a nossa terceira agência na região do sul do Pará, que vem somar com as unidades de São Félix do Xingu e Tucumã”, destaca o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra.

Além do município de Ourilândia do Norte, a nova Agência Transfusional atende as cidades de Água Azul do Norte e Bannach, além do Hospital Santa Lúcia e do Hospital Municipal de Ourilândia do Norte. A previsão é de que, ao longo dos meses, a unidade aumente a abrangência para 300 transfusões mensais, a partir da demanda das outras unidades hospitalares. A nova unidade transfusional, que foi a primeira entregue este ano pelo Governo do Estado, conta com equipamentos de ponta para o armazenamento e distribuição de bolsas de sangue.

A médica do Hospital Regional da PA-279, Isadora Pereira, explica que a unidade recebe alta demanda de cirurgias de urgências e eletivas, além de pacientes graves com traumatismo e partos com necessidade de repor grandes perdas sanguíneas, o que aumenta  a demanda de bolsas no Hemopa.

“A implantação da Agência transfusional no HRPA-279 reduziu o risco de óbito em pacientes com sangramentos graves e as cirurgias são realizadas com mais segurança ao paciente. Sem contar nas transfusões de plaquetas, que são realizadas nos recém nascidos na Utineo, que salvam a vida daqueles que ainda estão começando. Nesses 30 dias de abertura da agência muitas vidas foram salvas e tenho certeza que ainda iremos ter muitas para salvar. Sangue é vida. Doar é o mais belo ato de amor ao próximo. É gratificante ver isso acontecer”, celebra. Atualmente, o hospital regional é responsável pelo atendimento de 1,2 mil pacientes clínicos e cirúrgicos.

Daniel Souza, filho e acompanhante do paciente José Lino de Souza, de 71 anos, que realizou transfusão no Hospital Regional da PA-279 neste mês, celebra a agilidade do atendimento. “A transfusão do meu pai foi necessária por causa de uma diarreia com sangramento que ele apresentou, além de uma anemia muito alta. Ele precisou tomar duas bolsas de sangue, uma a noite e outra de manhã. A bolsa chegou rápido e ele foi bem atendido. Já está bem melhor, graças a Deus”, afirma.

O farmacêutico bioquímico responsável técnico pela agência transfusional do HRPA 279, Jaciel Ferreira, ressalta que a entrega da nova unidade proporciona aos pacientes, além de agilidade nas solicitações de hemocomponentes, mais qualidade no atendimento.

“Antes da nova agência, o atendimento era feito pela transfusional de Tucumã, que fica a cerca de 10 km daqui de Ourilândia. Então, o paciente demorava mais para ser atendido quando ele dependia de tratamento hemotérapico. A demora do deslocamento comprometia a agilidade e a qualidade no serviço. A nova agência transfusional é de suma importância para a nossa região, tendo em vista que é uma região distante dos grandes centros, na qual ocorre um alto número de acidentes automobilísticos”, destaca o farmacêutico.

AMPLIAÇÃO – O Pará aumentou em quase 40% o atendimento de transfusão de sangue entre 2019 e 2023, segundo levantamento do Hemopa. A necessidade da transfusão pode ser atendida em vários casos, como problemas de sangramentos, em tratamentos de doenças do sangue, dentre elas a hemofilia e a anemia falciforme, assim como nos casos de pacientes oncológicos e pessoas que sofrem lesões graves em acidentes de trânsito.

Novas Agências Transfusionais já estão em fase de implantação, como as ATs de Abaetetuba (Hospital Regional do Baixo Tocantins); Ananindeua (Hospital do Pronto Socorro de Ananindeua); Belém (Hospital da Mulher e Hospital do Bengui); Bragança (Unidade Básica de Saúde Waldemar Duarte de Melo); e Portel (Hospital Municipal de Portel).

Por Giovanna Abreu (SECOM)