Atletas doadores lotaram o Hemopa Belém no primeiro dia de campanha e 276 bolsas de sangue foram coletadas

Foi uma manhã cheia de energia. A roda de capoeira, formada pelos capoeiristas da Federação Paraense da modalidade, abriu o espaço da feira olímpica que se formou no pátio e calçada da Fundação Hemopa, na Batista Campos, neste sábado (23), iniciando a programação dedicada ao doador voluntário.

“Sim, essa abertura foi excelente, porque a capoeira agrega as pessoas. A gente mobilizou os nossos atletas não só aqui de Belém, mas o pessoal de Castanhal que vão ta doando sangue por lá”, disse Mestre Larica, Presidente da Federação.

E a intenção era exatamente esta, agregar e incentivar a doação de sangue. E nisso também eles mostraram ser verdadeiros campeões. Foram registrados 346 comparecimentos e 274 bolsas de sangue foram coletadas neste sábado, juntando os dados da unidade Batista Campos e Castanheira. Cada bolsa pode ajudar até 4 pacientes adultos e 8 infantis, ou seja, quase mil pacientes podem ser beneficiados com o ato de generosidade.

Além da capoeira, teve apresentação das artes marciais Karatê, Judô e Muay Tai. Os atletas da Federação Paraense de Tênis de Mesa mostraram um pouco deste esporte olímpico. Integrantes da equipe Titans de futebol americano trouxe seus equipamentos de proteção pessoal que chamaram a atenção das pessoas. Assim como o paintball paraense e o futebol sete.

Edson Matoso, cronista esportivo também abraçou a causa e marcou presença no evento, entrevistando ao vivo os presidentes das federações e incentivando a associação da prática de esportes com a doação voluntária.

No total, mais de 30 federações esportivas paraenses fecharam parceria com o Hemopa nesta Campanha que tem como tema “No campeonato da vida, você é o campeão”. O objetivo é incentivar a prática de esportes e proporcionar uma vida saudável aos já voluntários e aos futuros doadores de sangue.

“É muito importante a gente criar este vínculo, esporte e saúde, para que possamos promover também a prática da doação de sangue entre os atletas paraenses. Eu agradeço, profundamente a presença de todos vocês e também à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer por esta parceria”, disse o Presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, em discurso durante o evento.

A programação da Feira Olímpica foi uma iniciativa do Hemopa em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) e as federações esportivas paraenses.