Campanha de dia das mães da Fundação Hemopa sensibiliza doadores

Text_2

Campanha solidária faz parte do calendário anual para manter os estoques de sangue

A Fundação Hemopa deu início no dia 8 de maio à campanha especial dedicada ao dia das mães, que tem como finalidade manter estável o estoque das bolsas de sangue nos hospitais públicos e privados do estado. A campanha contou com uma programação tanto na sede quanto na hemorrede, e é fundamental para sensibilizar e conscientizar diversas mães doadoras voluntárias de sangue.

Amanda Cristina Silva de Lima, 32, é técnica de enfermagem e mãe de duas crianças. Amanda aproveitou a campanha em sua homenagem para realizar a sua primeira doação de sangue, e disse que sente necessidade de continuar doando sangue para ajudar quem precisa. “A campanha do dia das mães me conscientizou, e eu creio que muitas outras mães que nunca doaram vão se conscientizar também. É preciso compreender que muitas pessoas precisam de sangue diariamente, então é fundamental pensar no próximo, tenho certeza que as pessoas que vierem doar vão se sentir sensibilizadas”, comentou a doadora.

O Hemopa é a casa dos doadores de primeira viagem e dos que já doam há muito tempo também. Pauliane Araújo é doadora voluntária de sangue desde os 16 anos (idade mínima para doar), e compareceu à Fundação para doar vida mais uma vez. “Eu acredito que a campanha é uma ação de cidadania e de amor, mobilizei as minhas amigas que são mães para comparecerem, e o mais importante é esse direito à vida mesmo, eu convido todos a se mobilizarem e virem ao Hemopa para realizar esse ato de solidariedade”, disse Pauliane.

Essa soma de amor maternal e solidariedade tomou conta da Fundação na programação da campanha solidária especial dedicada às mamães, doadoras de sangue, reforça os dados da hemorrede estadual, que aponta que 38% a 40% de doadores são mulheres. Segundo a gerente de captação de doadores do Hemopa, Juciara Farias, outro objetivo da campanha foi saudar as mães doadoras de sangue, que contribuem de maneira significativa no objetivo de suprir a demanda transfusional da rede hospitalar do Pará. “Nós, mães, salvamos vidas duplamente, seja gerando um filho ou por meio de uma doação de sangue, porque com toda a certeza vai gerar saúde a quem precisa”, completou a gerente.

A Katiane Freitas e a filha Vitoria Freitas, de 17 anos, compareceram ao hemonúcleo do município de Redenção para doarem sangue. Sempre tive o desejo de doar sangue, mas não entendia muito bem e minha mãe incentivou muito, então viemos doar sangue e foi uma experiência única. É muito bom”, declarou Vitória

Na sexta feira, 12, a sede e unidades do interior do Estado também contaram com uma programação especial para as mamães, com música, entrega de rosas, brindes e uma palestra sobre o bem estar e saúde das mulheres. A campanha de dia das mães da Fundação seguiu até o dia 13 maio na Sede, em Belém.

 Além da campanha de dia das mães, a Fundação Hemopa segue dando continuidade às campanhas de fim de semana. As bolsas de sangue coletadas no sábado (13) ajudarão a salvar a vida de mais de 1.040 pacientes que precisam dos hemoderivados diariamente. O estoque de sangue é mantido por meio da solidariedade de doadores voluntários abastecendo a rede hospitalar pública e privada do Pará, composta, atualmente, por mais de 200 hospitais.

Serviço – A sede do Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, nº 2109, no bairro Batista Campos, em Belém.Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue, devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, de 8h às 17h.

Critérios para doar sangue:

– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Apresentar documento de identidade oficial, com foto e assinatura

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Texto: Ascom Hemopa (com informações de Caio Brandão)